Elfyn Evans, ao volante de um Toyota Yaris WRC, venceu o Rali da Finlândia, batendo Ott Tanak e Craig Breen, ambos da equipa Hyundai, relançando assim a sua luta pelo título, sobretudo porque o líder do campeonato de pilotos, Sébastien Ogier (Toyota), não foi além do quinto lugar. Com duas provas para o final da época, Ogier tem uma vantagem de 24 pontos sobre Evans, pelo que ainda tudo está em aberto.

Com uma prestação impressionante na sexta-feira e no sábado de manhã, Evans chegou ao comando e manteve-se imune à pressão crescente de Tanak e de Breen ao longo das restantes classificativas, batendo no final o piloto da Estónia por apenas 14,1 segundos. Além de ter conseguido triunfar o rali à geral, Evans garantiu ainda os pontos suplementares da Power Stage, pelo que saiu da Finlândia com 30 pontos.

“Sempre disse, desde o início, que o objetivo era fazer o melhor em cada rali que falta. Apenas tempos de nos preocupar em fazer o nosso melhor [na próxima ronda] em Espanha e pensar no resto depois”, afirmou Evans após a prova. Mais uma vez, o Rali da Finlândia assumiu-se como um dos ralis mais rápidos do calendário, com Evans a registar uma velocidade média de 125,5 km/h.

Tanak e Breen foram os primeiros animadores da prova, batalhando entre si com os seus Hyundai i20 no primeiro dia, mas não tiveram argumentos para o ritmo diabólico de Evans na fase intermédia da prova. Tanak ficou com o segundo lugar, logo à frente do seu colega de equipa, Breen, obtendo um bom resultado de conjunto para a Hyundai, mas não foi suficiente para impedir que a Toyota ampliasse a sua vantagem no campeonato de construtores para 61 pontos.

Esapekka Lappi regressou à competição ao mais alto nível com um Toyota Yaris privado, garantindo a quarta posição nesta prova, mostrando que, apesar de ter estado quase um ano ausente, mantém intacta a sua competitividade. Lappi conseguiu mesmo ficar à frente de Ogier, que não teve uma prova positiva depois de falta de ritmo e uma penalização de um minuto por não ter apertado o capacete devidamente no sábado.

O lote dos seis primeiros ficou completo com o Ford Fiesta WRC de Gus Greensmith, batendo o seu colega de equipa Adrien Fourmaux, que foi o piloto que registou o salto mais longo da prova, com 68 metros.

Os pilotos finlandeses dominaram as classes inferiores: Teemu Suninen, ex-piloto de fábrica da M-Sport, venceu no WRC2, na sua estreia com um Volkswagen Polo GTI R5, alcançando a oitava posição na geral, à frente do sueco Mads Ostberg (Citroen C3 Rally 2) e do finlandês Jari Huttunen (Hyundai i20 Rally 2). Emil Lindholm venceu o WRC3, ao volante de um Skoda Fabia Rally 2, e o vice-campeão finlandês, Mikko Heikkila teve, terminou no segundo com um carro semelhante.

A próxima prova do Mundial de Ralis disputa-se em Espanha, com o Rali da Catalunha a ter lugar entre 14 a 17 de outubro.

Classificação final

1 E. Evans / S. Martin (Toyota Yaris WRC) 2:19:13.7
2 O. Tänak / M. Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +14.1
3 C. Breen / P. Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +42.2
4 E. Lappi / J. Ferm (Toyota Yaris WRC) +58.8
5 S. Ogier / J. Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +2:54.4
6 G. Greensmith / C. Patterson (Ford Fiesta WRC) +5:02.3
7 A. Fourmaux / A. Coria (Ford Fiesta WRC) +6:22.9
8 T. Suninen / M. Markkula (Volkswagen Polo GTI) +9:52.1
9 M. Østberg / T. Eriksen (Citroën C3 Rally2) +10:07.8
10 E. Lindholm / R. Hämäläinen (Škoda Fabia Evo) +10:52.8

Campeonato de Pilotos

1 S. Ogier 190
2 E. Evans 166
3 T. Neuville 130
4 K. Rovanperä 129
5 O. Tänak 128
6 C. Breen 76
7 T. Katsuta 68
8 G. Greensmith 52
9 D. Sordo 43
10 A. Fourmaux 42

Campeonato de Construtores

1 Toyota Gazoo Racing World Rally Team 441
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 380
3 M-Sport Ford World Rally Team 172
4 Hyundai 2C Competition 44