Criado em Itália, mas de vital importância para o sucesso comercial da marca nos Estados Unidos da América. O novo Alfa Romeo Stelvio – nome que presta homenagem a uma das estradas mais entusiasmantes para conduzir na Europa – foi revelado no Salão de Los Angeles como parte integrante do arrojado plano de ressurgimento da marca a nível global, mas sobretudo na Europa e nos EUA.
O Stelvio chega na senda do Giulia, berlina lançada em meados de 2016 e que prefigurou o regresso da Alfa Romeo ao segmento das berlinas premium de dimensão média. Agora, a mesma receita italiana foi aplicada ao seu primeiro SUV médio, recorrendo, por exemplo à mesma plataforma e tecnologia do Giulia.
Saiba os pontos chave que tornarão este Stelvio num dos principais concorrentes do mercados dos SUV.
Italiano de nascença
Desportivo por inerência
Tal como o Giulia, o ponta de lança da gama Stelvio será o Quadrifoglio Verde (QV), versão mais desportiva com recurso a técnica exclusiva como o motor V6 biturbo de 2.9 litros produzido integralmente em alumínio com 510 cv de potência. Surge associado a caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades com passagens entre relações de apenas 150 milésimos de segundo no modo dedicado RACE do seletor DNA Pro (além do Dynamic, Natural e Advanced Efficiency).
O estilo surge também mais apurado a todos os níveis, o mesmo se aplicando ao sistema de travagem com discos compostos em carbo-cerâmica e o sistema Integrated Brake System, basicamente uma forma de combinar o controlo de estabilidade com o servofreio do veículo para redução da distância de travagem. Conta, ainda, com amortecimento variável e tração integral permanente Q4 com sistema de vetorização de binário integrado.
Outras opções
Prazer de condução
Com dimensões compactas – 4.686 mm de comprimento, 1.677 mm de altura e 1.903 mm de largura (2.163 mm com espelhos), o Alfa Romeo Stelvio