Dodge vendeu um Viper novo no primeiro trimestre de 2024

16/04/2024

Com o primeiro trimestre de 2024 já ultrapassado, chegou a altura dos vários construtores apresentarem os seus resultados relativos aos primeiros 3 meses do ano.

Os resultados da Stellantis foram particularmente interessantes, especialmente os da Dodge. A marca americana vendeu um Viper novinho em folha! Vender um e apenas um exemplar de um modelo não é uma coisa glamorosa, exceto quando é suposto estar fora de produção desde 2017. Será que a produção desta máquina foi reaberta?

A carreira do Dodge Viper não tem sido fácil. Não que o carro fosse mau, longe disso! Mas é preciso dizer que, em termos de funcionalidade, já vimos melhor. O Viper era bastante difícil de utilizar no dia a dia, não só devido ao seu consumo de combustível aberrante, mas também porque este desportivo estava constantemente a tentar entrar na pele do seu condutor.

Lançado pela primeira vez em 1992, passou por 4 gerações sucessivas até 2010. Nesse ano, a Dodge decidiu descontinuar o modelo, antes de finalmente relançar a produção em 2013 com uma quinta e última geração, que se extinguiu em 2017. Atualmente, não está prevista uma sexta geração. Então, porque é que a Dodge vendeu um novo modelo no primeiro trimestre de 2024, sete anos depois de o modelo ter sido retirado do catálogo?

Ver o nome Viper aparecer nas páginas de resultados da Dodge foi o suficiente para dar esperança a todos os entusiastas do modelo. Infelizmente, a explicação é muito menos emocionante. A marca americana não relançou a produção do seu supercarro. Na verdade, era apenas um exemplar que se encontrava em stocj. Nos últimos 7 anos, a Dodge tem vindo a vender gradualmente o seu stock. Dois Vipers foram registados no ano passado, quatro em 2021.

O Dodge Viper possui um motor nobre, um 8.4 V10 de 650 CV. Nobre, sem dúvida, mas também muito selvagem, uma vez que o condutor tinha de gerir constantemente a chegada da cavalagem às rodas traseiras apenas com uma caixa manual de 6 velocidades. No entanto, é bom saber que a Dodge ainda poderá ter mais alguns exemplares novos do seu lendário Viper à disposição.