Kia K4 de cinco portas pode substituir o Ceed na Europa

03/04/2024

A Kia apresentou uma variante de 5 portas do seu novo hatchback da família K4 nos Estados Unidos. No entanto, este modelo poderia vir para a Europa como um sucessor do atual Ceed.

Distribuído apenas nos Estados Unidos, o Kia Forte será substituído pelo Kia K4 apresentado no Salão Automóvel de Nova Iorque de 2024. O fabricante coreano aproveitou a oportunidade para revelar uma variante de 5 portas deste novo modelo, que poderá substituir o Kia Ceed atualmente vendido na Europa. Embora o seu estilo seja inspirado nos últimos modelos eléctricos da marca, liderados pelos Kia EV6 e EV9, não se trata de um compacto elétrico, mas sim de um modelo a combustão sem qualquer ligação ao concept Kia EV4.

O Kia K4 “hatchback” baseia-se na plataforma do sedan de 4 portas que sucede ao Forte no outro lado do Atlântico.
Vão estar disponíveis dois motores de combustão de 4 cilindros. Um 2 litros de 150 CV de aspiração natural e um 1,6 litros turbo de 193 CV. O primeiro está associado a uma caixa CVT e o segundo a uma caixa automática de 8 velocidades.
O design é uma clara referência ao Kia EV9, desde as formas suaves e geométricas da carroçaria até ao desenho dos faróis e dos farolins traseiros.

Nos Estados Unidos, o modelo terá o nome K4 (Kai for em inglês), mas se a versão de 5 portas vier a substituir o Ceed na Europa, este mesmo nome poderá ser revisto.