Grande passo em frente, o novo Hyundai i20 está muito mais apelativo, desenvolvido e pensado para a Europa, o que transmite, desde logo, uma maior sensação de qualidade geral. De fora do cardápio de motorizações para Portugal fica a versão eletrificada, mais eficiente, mas castigada pela nova fiscalidade que penaliza os híbridos. Assim, restam os motores 1.2 MPI de 84 CV e 1.0 T-GDI de 100 CV. Pudemos fazer um breve ensaio a esta última, que comprova a ideia de uma grande melhoria.

Grande responsável por uma boa parte das vendas da Hyundai, o i20 é o mais recente utilitário a chegar ao concorrido segmento B, com a marca a apontar rivais como o Opel Corsa, Peugeot 208, Renault Clio ou Toyota Yaris, entre outros. Por isso, a Hyundai teve de ‘elevar o seu jogo’, criando um modelo com visual muito mais agressivo, de linhas apelativas que estreiam a filosofia ‘Sensuous Sportiness’. Denominações à parte, resulta bastante bem ao ‘vivo e a cores’, pelo que o i20 poderá conquistar pelo estilo. As jantes de 17 polegadas da unidade testada reforçam a vertente desportiva.

No interior, o maior progresso é na ergonomia, com todos os comandos bem colocados, volante de quatro braços e painel de instrumentos digital com ecrã de 10.25″ na versão mais equipada, com ótima visibilidade e que altera a sua disposição consoante o modo de condução escolhido (Eco, Comfort ou Sport). Ao centro, replicando aquilo que já se encontra noutros Hyundai, surge um novo sistema de infoentretenimento, com ecrã de 8.0 polegadas.

Aquilo que menos surpreendeu foi a quantidade dos plásticos, que continuam a ser dominantes a bordo, ficando um pouco aquém do oferecido por rivais como o Clio.

A habitabilidade foi também melhorada, graças ao crescimento do comprimento, em 5 mm para 4.04 m, ganhando também 10 mm na distância entre eixos para 2,58 m. Por outro lado, está mais baixo em 24 mm (1,45 m) e mais largo em 30 mm (1,75 m). Na bagageira, há um ganho importante na capacidade, dispondo agora de 351 litros contra os 326 litros da geração anterior.

Bons dotes dinâmicos

Para o primeiro contacto, a Hyundai Portugal entregou-nos um i20 com motor 1.0 T-GDI de 100 CV (três cilindros e sobrealimentado) associado à caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades. A apreciação destes primeiros quilómetros é bastante positiva, uma vez que o i20 tem prestações bastante interessantes, com acelerações desenvoltas e recuperações bem competentes, mercê do bom aproveitamento do binário disponível (172 Nm) logo às 1500 rpm. Uma boa combinação que oferece assim boas performances e competência para ritmos distintos. O modo Sport oferece uma sensação de maior rapidez na entrega da potência. Nos momentos de start-stop, falta alguma suavidade e rapidez na atuação do sistema.

O comportamento do i20 pareceu-nos algo mais seco do que o da geração anterior, quiçá por ação das jantes de 17 polegadas. Não lhe retirando propriamente conforto, transmite de forma mais evidente as imperfeições do asfalto para o habitáculo, equilibrando com um dinamismo bem conseguido em curva. A marca aponta uma estrutura mais rígida e essa será uma das causas para a boa apreciação em curva.

Em suma…

O novo i20 é, visualmente, um grande passo em frente, mas também apresenta um bom caso em termos de prestações e de vivência a bordo, valendo-se de ambiente mais tecnológico e de bancos ergonómicos. A motorização 1.0 T-GDI é desenvolta e transmite boa competência nas prestações, acompanhando de dinamismo que agradará a quem procura um modelo mais competente na passagem em curva.

De resto, nota ainda para os preços do novo i20. Com equipamento mais recheado, o novo i20 conta até com preços de entrada mais baixos face ao da geração anterior, com a marca a propor o i20 1.2 MPi Comfort por 16.040€ (já com a fiscalidade de 2021), subindo para os 17.800€ na versão 1.0 T-GDI de 100 CV no nível Style e caixa manual (19.400€ com a caixa DCT). A oferta termina com os 19.580€ pedidos pelo mesmo motor, mas com o nível Style Plus. Porém, a versão de entrada pode contar com um preço especial de lançamento de 14.540€ até 31 de dezembro de 2020, com financiamento Cetelem.

Ficha Técnica
Hyundai i20 1.0 T-GDI 100 CV 7DCT

Motor Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo, intercooler
Potência: 100 CV às 6000 rpm
Binário: 172 Nm às 1500 rpm
Transmissão Dianteira, caixa automática 7DCT
Aceleração 0-100 km/h 10,4 s
Velocidade máxima 185 km/h
Consumo de combustível 5,3 l/100 km
Emissões (CO2) 125 g/km
Preço 19.400€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.