BMW M5: Um familiar superdesportivo

09/10/2018

Olhar para a ficha técnica do novo BMW M5 faz água na boca a qualquer amante dos automóveis e basta atentar em dois números: 600 cavalos e 750 Nm de binário. Este é um modelo que arrisca esgotar adjetivos, a exemplo das anteriores gerações do M5, nascido em 1984 e que, já então, era a berlina de série mais rápida do Mundo.

A parafernália tecnológica que equipa este modelo permite configurá-lo ao gosto ou à disposição de momento do condutor, sendo que a configuração base transmite aquela potência às quatro rodas. Os mais afoitos, dotados ou com uma pista à disposição, poderão selecionar apenas a tração traseira…

O momento “solene” da cedência do carro para o ensaio foi antecedido das devidas explicações e terminado com um “divirta-se”. E só foi preciso sair do concessionário (a Caetano Baviera) para uma respeitável reta se tornar quase um ponto no mapa do Porto, bastando para tal uma ligeira pressão no acelerador. O troar dos quatro escapes não deixa ninguém indiferente e foi uma pequeníssima amostra do poderio desta berlina, surpreendentemente confortável.

É um facto incontornável que não se ensaia um carro que sempre fez parte do nosso imaginário sem colocar as expectativas muito altas: será tão bom como sempre disseram que é?

Tendo a BMW uma áurea de exímia construtora de motores, de chassis e suspensões virados para o prazer da condução, e um palmarés invejável na competição, que esperar desta musculada berlina, que mesmo parada respira potência e implora para ser conduzida?

As dimensões, no entanto, impõem respeito e pensamos de imediato como “meter” nas curvas 4,95 metros de carro, largo de 1,90 metros e com um peso a roçar as duas toneladas (1930 quilos) e, mais importante, como sair delas?

Nos primeiros quilómetros percorridos percebemos, de imediato, que este M5 (F90) tem tudo o que um normal série 5 tem no que diz respeito a espaço interior, conforto, as pequenas atenções dadas ao quotidiano, como os locais de arrumação, e a facilidade com que este “monstro” se deixa conduzir no trânsito citadino.

A unidade que testamos tinha alguns “mimos” extras, como o Pack Ambiente Air (284,55 euros), o fecho suave das portas (552,85 euros), massagens nos bancos dianteiros (951,22 euros), Assistente de Condução Plus (2398,37 euros) – Inclui o sistema de aviso de embate na traseira e de colisão com transeuntes com função de travagem urbana, aviso de saída involuntária de faixa, assistente de luzes de máximos, indicação sobre limite de velocidade, cruise control com função stop&go ativado apoiado por câmara e sistema de assistência em trânsito – TV, com dois monitores traseiros (983,74 euros), Sistema de som Surround Bowers & Wilkins Diamond (3.536,59 euros) ou a chave BMW com Display (252,03 euros).
Se juntarmos a isto uns incansáveis travões de cerâmica carbono (7.398,37 euros), a tampa do motor em carbono (1.008,13 euros) o sistema de escape desportivo M (1.260,16 euros), o cheque a passar por este M5 ascende 188.178,49 euros.

Muito? Verdade que está ao alcance de muito poucos, mas é um automóvel que nos deixa com um enorme sorriso, quer andemos em ritmo de passeio, quer quando “abusemos” um pouco dele.

Comportamento fabuloso

Com tanta potência e binário à disposição (que ainda podem ser aumentados com o M Driver’s Package, passando para os 625 cavalos e 305 km/h de velocidade máxima, obrigando a um curso de pilotagem) como se comporta este enorme super-desportivo?
O condutor pode optar por cinco configurações para escolher em combinações dos sistemas DSC (On, MDM e DSC Off) e modos de condução M xDrive (integral 4WD, 4WD Sport e 2WD, esta a referida de tração traseira), sendo que na básica está sempre ativo o Controlo Dinâmico de Estabilidade e o modo 4WD.

Para simplificar, e excluindo o radical 2WD, só aconselhável aos mais experimentados e/ou dotados, em 3,4 segundos somos catapultados dos zero até aos 100km/h, em configuração Sport, com a caixa automática de oito velocidade (que podem ser passadas manualmente nas patilhas no volante) a impulsionarmo-nos com ferocidade para a próxima curva.

Toque nos travões, que nunca perdem eficácia por muito que os castiguemos, atiramos as duas toneladas para a curva e a tração às quatro rodas, juntamente com a suspensão mais firme, a resposta mais pronta ao acelerador e um chassis extremamente equilibrado, e o M5 curva sem queixumes, com uma agilidade insuspeita tendo em conta as dimensões.
Não há tempo para respirar, pois a curva seguinte parece aproximar-se à velocidade da luz, o barulho do escape inebria, o carro pede mais e mais, raramente assustando os condutores menos experientes neste nível de potência. E éramos capazes de continuar horas a fio neste divertimento, não fora o ponteiro da gasolina baixar, também ele, a uma velocidade “apreciável”, bem acima dos 20l/100km.

Mas também nos foi possível rolar, num ritmo mais descontraído, com 8,1 litros de média. A marca declara 14,5 l/100km em circuito urbano e 10,5l de média combinada.

Apesar do preço da unidade ensaiada (cujo equipamento de série já é pletórico), é possível comprar um M5 a partir dos 147.510 euros.

FICHA TÉCNICA
BMW M5
Motor: Gasolina, oito cilindros em V, twin-turbo
Cilindrada: 4395 cm3
Potência: 600 CV/5000 rpm
Binário máximo: 750 Nm/1800 rpm
Tração: Integral
Caixa: Automática de oito velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 3,4 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo médio: 10,5 l/100 km
Emissões de CO2: 241 g/km
Peso: 1930 kg
Preço base da versão (ensaiado): 147.510 euros (188.178,49 euros)

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