A gama Classe E da Mercedes-Benz acaba de ficar enriquecida com a chegada da variante All-Terrain, que permite acrescentar grande versatilidade à variante carrinha graças à maior altura ao solo e ao sistema de tração integral 4MATIC de série. A opção híbrida plug-in (PHEV) com motor Diesel é também uma novidade, demonstrando que andar sem emissões por maus caminhos também é um atributo favorável.

Após as versões Limousine (berlina) e Station (carrinha), a versão All-Terrain é agora lançada como terceiro membro da família do Classe E, a exemplo do que já havia sucedido na geração anterior. Esta versão destaca-se por favorecer a utilização fora de estrada, mesmo por maus caminhos, como comprovámos num breve contacto dinâmico por pisos de terra e lama na zona de Évora.

Antes de entrarmos nos considerandos dinâmicos, vale a pena destacar o visual robusto desta carrinha. Os elementos de design de todo-o-terreno incluem para-choques especiais e proteções inferiores dianteira e traseira simuladas da carroçaria, com acabamento brilhante. A distintiva grelha do radiador em cinzento escuro mate e os revestimentos dos guarda-lamas também realçam o carácter o Classe E All-Terrain, diferenciando-o face aos demais modelos.

O interior não surpreende grandemente depois de já termos visto o novo Classe E, pelo que os atributos de um e de outro são praticamente os mesmos. Em ambiente muito cuidado e requintado, destaque para a componente tecnológica composta pelo painel de instrumentos digital de 12.3” e pelo ecrã central tátil 14.4”, que congrega a mais recente evolução do sistema MBUX com assistente de voz inteligente e capacidades de processamento melhoradas por recurso à Internet.

Entre outros aspetos, o sistema MBUX permite ao condutor aceder a inúmeras aplicações da Mercedes me Store e, por exemplo, participar também em videoconferências utilizando a câmara de selfie e vídeo, opcional. A possibilidade de instalar aplicações de terceiros também valoriza a proposta tecnológica, como por exemplo jogos (‘Angry Birds’) ou aplicações de trabalho (‘Webex’ e ‘Zoom’) ou ainda de lazer (‘Spotify’, ‘Tidal’ ou ‘Apple Music’). Os smartphones podem ser ligados ao sistema MBUX (Android Auto e Apple CarPlay) e carregados sem fios durante a condução.

Quanto a funcionalidades de conforto, o modelo disponibiliza aquecimento dos bancos do condutor e do passageiro dianteiro, além de uma série de outros elementos, como os manípulos exteriores das portas embutidos com acabamento metalizado, entrada e arranque Keyless-Go, faróis LED com assistente de máximos adaptativo, assistente ativo de estacionamento, câmara de marcha-atrás e o assistente ativo de distância Distronic. Inclui também o assistente de ângulo morto, linha de equipamento Avantgarde para o interior e para o exterior e a versão de equipamento Avantgarde Advanced, com a marca alemã a adiantar que no Classe E All-Terrain foi ampliada de forma significativa o leque de equipamento de série.

Motorização Diesel-híbrida

No lançamento, duas versões com motor turbodiesel e eletrificação, embora em moldes distintos. Num dos casos, do E 220 d 4MATIC, o motor 2.0 turbodiesel de 197 CV recorre a um motor de arranque/gerador elétrico de 17 kW/23 CV assente em sistema mild-hybrid de 48 V que proporciona um incremento de binário quando necessário e facilita o funcionamento dos sistemas start-stop e de desativação do motor durante a condução (‘roda livre’).

Mas é a outra variante que continua a merecer destaque, até porque é solução praticamente única no mercado (além da oferecida por outros modelos da marca alemã), ao apostar num motor turbodiesel (o mesmo 2.0 de 197 CV) em associação a um motor elétrico de 129 CV na variante E 300 de 4MATIC, com a potência combinada a ascender aos 313 CV, ao passo que o binário combinado é de 700 Nm.

Foi, precisamente, esta versão que pudemos levar por fora de estrada num percurso de dificuldade média-alta na zona de Évora, durante o evento de apresentação, com algumas partes do troço a constituírem reais desafios, mesmo para um modelo que pode fazer uso de uma maior distância ao solo graças à suspensão Airmatic de série. Podendo subir até 46 mm de altura em comparação com a versão carrinha, esta variante exibe capacidades notáveis de motricidade, também por ‘obra’ da tração integral 4MATIC de série, que permite incrementar a aderência mesmo em pisos complicados.

Embora o percurso não tivesse propriamente ladeiras escarpadas para subir ou descer, nem cruzamentos de eixos muito pronunciados, a profundidade dos sulcos já no piso, as zonas submersas e algumas zonas em que uma das rodas acabava por ficar ‘no ar’ mostraram uma real mais-valia desta versão a suplantar estradas de mato que usualmente recomendaríamos apenas ao modelos todo-o-terreno.

O modo de condução ‘Off-road’ também permite tornar a entrega da potência mais suave, com o sistema eletrónico de controlo do motor a considerar, de forma contínua, a motricidade para assim entregar a potência às rodas com maiores índices de tração. Evita-se assim que as rodas patinem de forma desnecessária e redundante num mesmo local, o que usualmente culmina em ‘fossas’ cavadas pelos pneus. Nalguns locais, era audível o fundo do veículo a encostar ao chão (terra, lama ou arbustos altos), mas o Classe E All-Terrain demonstrou grande solidez, desde que conduzido também com a respetiva ‘souplesse’ – nada de ritmos elevados para evitar pancadas nocivas na suspensão ou carroçaria.

Na estrada, grande sobriedade e competência, com amortecimento capaz de oferecer um excelente equilíbrio entre conforto e agilidade.

Na vertente motriz, o tipo de percurso escolhido serviu, sobretudo, para validar o refinamento em modo elétrico, mesmo fora de estrada, com prestações muito pujantes a partir do momento de arranque. Note-se que a bateria de iões de lítio de 13.4 kWh autoriza até 97 quilómetros em modo elétrico neste All-Terrain E 300 de 4MATIC, o que é um excelente valor. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 6,9 segundos, com uma velocidade máxima de 213 km/h.

Outros equipamentos práticos para a condução fora de estrada incluem o ecrã ‘Off-road’ (com informações diversas como as da entrega de potência, inclinação, altitude ou pressão dos pneus) e o ‘capot transparente’, que recorre à câmara de 360 graus para mostrar no ecrã central uma vista virtual da estrada imediatamente à frente do veículo. Apesar de boa solução do foro tecnológico, acaba por ser pouco útil quando se está a conduzir…

Esta versão híbrida plug-in E 300 de 4MATIC estará disponível a partir de 84.800€, enquanto a versão E 220 d 4MATIC estará disponível a partir de 76.900€.

Em suma

O novo Classe E All-Terrain retém as vantagens da nova geração do Classe E em termos de qualidade geral e dos acabamentos, mas oferece uma bem-vinda versatilidade na sua utilização, admitindo passagens por terrenos difíceis, mesmo que não possam ser excessivamente difíceis. No entanto, como uma boa alternativa aos SUV, esta carrinha adiciona ainda a necessária componente familiar de uma bagageira de grandes dimensões. O preço está em linha com as demais propostas do segmento.

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