A caminho de completar 100 anos, a Volvo continua comprometida com a segurança, como sempre. Mas, a ambição do fabricante sueco vai além da capacidade de os seus automóveis salvarem vidas humanas.

 

A preocupação da marca é também com o nosso Planeta, preservando o único habitat da humanidade para as próximas gerações. O EX30 representa em muitos aspetos esta ambição, ao ser o automóvel Volvo mais sustentável e ecológico de sempre – 25% do alumínio e 70% do aço e do plástico que utiliza são reciclados. No final de vida, 95% do veículo pode ser reciclado.

Este SUV urbano, que nasceu 100% elétrico, utiliza uma nova plataforma dedicada e mede 4,23 m de comprimento e 1,83 m de largura, o que faz dele o carro mais pequeno na oferta corrente da marca. A versão ensaiada ‘Single Motor Extended Range’ conta com um motor elétrico síncrono de íman permanente com 200 kW (272 cv), montado na parte de trás e fornece tração às rodas traseiras.

O design conta com irreverência suficiente para captar os condutores mais jovens

A bateria com maior capacidade (69 kWh) promete, segundo a marca, uma autonomia de 480 quilómetros, de acordo com a norma WLTP. A mesma admite carregamentos em corrente alternada a 11 kW, demorando 7h30 entre os 0% e os 100 %, e cerca de 26 minutos a 153 kW dos 10% aos 80% nos carregadores públicos de corrente direta.

O design conta com irreverência suficiente para captar os condutores mais jovens. Começando pelo exterior, a frente adota a estética transversal aos recentes modelos elétricos da Volvo com as luzes diurnas em forma de martelo de Thor. A colocação das rodas nos extremos, e a opção por linhas retas, resultam num crossover com aspeto musculado, contribuindo também para um bom desempenho aerodinâmico (0,28 Cx).

uma total ausência de botões

Para entrar no EX30 basta aproximar o smartphone do pilar central para abrir as portas. Já no interior, os tradicionais clientes nacionais da marca sueca podem sofrer um choque. O grau de despojamento é quase monástico, com uma profusa utilização de materiais fabricados a partir de plantas, como o linho e o plástico reciclado. O resultado é a existência de superfícies suaves ao toque, e outras duras, em locais onde não se espera, como no tabliê e nas portas. De resto, há uma total ausência de botões, quando até os comandos para os vidros laterais foram deslocados das portas para a consola central. Existe um comutador que permite escolher se queremos controlar os da frente ou os traseiros.

Além disso e dos habituais botões no volante, os únicos comandos físicos que encontramos no interior do EX30 são os puxadores para abertura das portas, manípulo para luzes, piscas e limpa para-brisas e o seletor de marcha, ambos na coluna de direção.

Em andamento, destacamos o silêncio a bordo

Em andamento, destacamos o silêncio a bordo. A posição de condução é ergonómica e o banco oferece um bom apoio. A velocidade máxima está limitada aos 180 km/h. Os 5,3 segundos que demora a atingir os 100 km/h pareceram-nos mais do que suficientes, mas quem quiser ser o primeiro a arrancar no semáforo pode optar pelo Twin Motor que reduz o tempo para 3,6 segundos. A suspensão tem firmeza que baste para controlar os movimentos laterais, oferecendo ao mesmo tempo agilidade e uma boa dose de conforto, apesar estar equipado com jantes de 20 polegadas.

Os lugares traseiros acolhem dois adultos, que dependendo da estatura podem bater com os joelhos nos bancos da frente. A bagageira oferece apenas 318 litros de capacidade, mas há um pequeno frunk na frente com mais 7 litros, onde podem ser guardados os cabos de carregamento. Continua a não ser fácil o hábito de desviar o olhar para a direita para verificar coisas tão simples como a que velocidade circulamos. Além do já habitual info-entretenimento da Google, onde podemos usar o Spotify ou o Waze, tudo foi digitalizado para o ecrã de 12,3 polegadas, que concentra todas as informações respeitantes à condução e novidades como a abertura do porta-luvas ou o ajuste dos espelhos retrovisores.

Mas somos constantemente alertados pelo sistema de segurança do carro quando desviamos o olhar da estrada para utilizar o sistema. A restante tecnologia a bordo do EX30 em matéria de segurança, cuida não só dos passageiros, com múltiplas ajudas à condução. Integra agora também um alerta para a abertura das portas ao aproximar-se um peão, ciclista ou motociclo. Durante o teste fizemos uma média de consumo na ordem dos 16,7 kWh, o que pelas nossas contas daria para cerca de 407 quilómetros de autonomia. Estimativa que fica abaixo dos 480 km anunciados pela marca.

Volvo EX30 a partir de 37 894 euros

AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9
Prestações
9
Espaço
8
Segurança
10
Condução
9
Consumos
8,5
Preço/Equipamento
9