A preocupação da marca é também com o nosso Planeta, preservando o único habitat da humanidade para as próximas gerações. O EX30 representa em muitos aspetos esta ambição, ao ser o automóvel Volvo mais sustentável e ecológico de sempre – 25% do alumínio e 70% do aço e do plástico que utiliza são reciclados. No final de vida, 95% do veículo pode ser reciclado.
Este SUV urbano, que nasceu 100% elétrico, utiliza uma nova plataforma dedicada e mede 4,23 m de comprimento e 1,83 m de largura, o que faz dele o carro mais pequeno na oferta corrente da marca. A versão ensaiada ‘Single Motor Extended Range’ conta com um motor elétrico síncrono de íman permanente com 200 kW (272 cv), montado na parte de trás e fornece tração às rodas traseiras.
O design conta com irreverência suficiente para captar os condutores mais jovens
A bateria com maior capacidade (69 kWh) promete, segundo a marca, uma autonomia de 480 quilómetros, de acordo com a norma WLTP. A mesma admite carregamentos em corrente alternada a 11 kW, demorando 7h30 entre os 0% e os 100 %, e cerca de 26 minutos a 153 kW dos 10% aos 80% nos carregadores públicos de corrente direta.
Há uma total ausência de botões
Para entrar no EX30 basta aproximar o smartphone do pilar central para abrir as portas. Já no interior, os tradicionais clientes nacionais da marca sueca podem sofrer um choque. O grau de despojamento é quase monástico, com uma profusa utilização de materiais fabricados a partir de plantas, como o linho e o plástico reciclado. O resultado é a existência de superfícies suaves ao toque, e outras duras, em locais onde não se espera, como no tabliê e nas portas. De resto, há uma total ausência de botões, quando até os comandos para os vidros laterais foram deslocados das portas para a consola central. Existe um comutador que permite escolher se queremos controlar os da frente ou os traseiros.
Além disso e dos habituais botões no volante, os únicos comandos físicos que encontramos no interior do EX30 são os puxadores para abertura das portas, manípulo para luzes, piscas e limpa para-brisas e o seletor de marcha, ambos na coluna de direção.
Em andamento, destacamos o silêncio a bordo
Em andamento, destacamos o silêncio a bordo. A posição de condução é ergonómica e o banco oferece um bom apoio. A velocidade máxima está limitada aos 180 km/h. Os 5,3 segundos que demora a atingir os 100 km/h pareceram-nos mais do que suficientes, mas quem quiser ser o primeiro a arrancar no semáforo pode optar pelo Twin Motor que reduz o tempo para 3,6 segundos. A suspensão tem firmeza que baste para controlar os movimentos laterais, oferecendo ao mesmo tempo agilidade e uma boa dose de conforto, apesar estar equipado com jantes de 20 polegadas.
Mas somos constantemente alertados pelo sistema de segurança do carro quando desviamos o olhar da estrada para utilizar o sistema. A restante tecnologia a bordo do EX30 em matéria de segurança, cuida não só dos passageiros, com múltiplas ajudas à condução. Integra agora também um alerta para a abertura das portas ao aproximar-se um peão, ciclista ou motociclo. Durante o teste fizemos uma média de consumo na ordem dos 16,7 kWh, o que pelas nossas contas daria para cerca de 407 quilómetros de autonomia. Estimativa que fica abaixo dos 480 km anunciados pela marca.
Volvo EX30 a partir de 37 894 euros
AVALIAÇÃO | |
Qualidade geral 9 | |
Prestações 9 | |
Espaço 8 | |
Segurança 10 | |
Condução 9 | |
Consumos 8,5 | |
Preço/Equipamento 9 | |
8.9 PONTUAÇÃO GERAL |