Mercedes-Benz A 160: Plano ‘Simplex’ Classe A

01/07/2019

A Mercedes-Benz aposta forte na nova geração do Classe A, chamando para si uma faixa cada vez maior de clientes que pretendem aderir ao ‘clube Premium’ sem terem a necessidade de cometer loucuras financeiras – eis a versão 160 do bem-sucedido compacto.

Nesse aspeto, o novo A 160 acerta em cheio. Um modelo com a motorização de 1.3 que foi desenvolvida em parceria com a Aliança Renault-Nissan e que entretanto se tornou fundamental em diversos modelos de diferentes marcas, incluindo a Mercedes-Benz, com a variante A 200 de 163 CV de potência. Aqui, porém, versão mais modesta na potência, mas que sabe ‘defender-se’ com bons argumentos, nomeadamente pela notória eficácia e parco ruído de funcionamento. Essa sua qualidade faz com que seja particularmente discreto na sua utilização, mesmo quando as rotações se elevam.

Aliás, o bloco de quatro cilindros tem uma particularidade interessante no sentido em que aplica uma das tecnologias desenvolvidas no motor do imponente Nissan GT-R, ou seja, o revestimento interno dos cilindros para redução da fricção e melhoria na transferência do calor.

Sem que seja um velocista, este motor a gasolina é desenvolto para uma condução sem sobressaltos, primando mais por uma experiência fluida e equilibrada do que por respostas frenéticas. Associado a uma caixa manual de seis velocidades, este A 160 destaca-se, sobretudo, pelas suas reações em baixos regimes, estando o binário de 180 Nm disponível num valor tão baixo quanto as 1375 rpm, o que lhe permite, por isso, registar boa elasticidade para performances que estão até um pouco acima do que seria de esperar, com aceleração dos zero aos 100 km/h em 10,9 segundos e uma sensação de condução bem conseguida.

A caixa manual de seis velocidades tem manuseamento correto e ajuste adequado, ainda que as duas últimas relações sejam mais longas no seu escalonamento para manter os consumos numa faixa controlada, área em que também regista uma boa avaliação, com uma média de 6,2 l/100 km no nosso ensaio, o que não fica longe dos 5,5 l/100 km anunciados pela marca alemã.

O sistema start-stop extremamente eficaz ajuda bastante na contenção dos consumos, sobretudo ao desligar o motor a velocidades abaixo dos 20 km/h sempre que o veículo fica em ponto morto, o que é especialmente útil em para-arranca. O sistema de modos de condução Dynamic Select permite variar entre parâmetros distintos da resposta do acelerador, peso da direção e climatização, mas não se notam diferenças gigantescas nas respostas, embora em modo ECO haja, então, maior benevolência com os consumos, em contraponto com o Sport, que torna a direção um pouco mais ‘pesada’ e a resposta do acelerador ligeiramente mais ‘urgente’.

Outro atributo que ajuda na apreciação a este modelo é a sua pose sólida na condução, com um compromisso acertado entre dinamismo e conforto, mercê de acerto de chassis bem conseguido e de pneus de 16 polegadas, mais ‘amigos’ no caso de passagem por pisos empedrados ou muito esburacados. Neste compromisso, o A 160 denota agilidade, entrando de forma direta em curva e controlando bem o rolamento da carroçaria, apesar de no eixo traseiro estar uma configuração mais simples de barra de torção.

Introdução geral

Nesta versão, não há mesmo como enganar. O Classe A tem uma abordagem mais simples do universo da conectividade, com o MBUX a fazer uso de uma configuração de ecrãs duplos de apenas 7 polegadas, ao contrário dos de 10″ que equipam as variantes mais equipadas.

No entanto, se a sua visualização é um pouco mais estranha, já que passamos a ter dois quadrados (mais ou menos) à nossa disposição, as possibilidades avançadas de configuração estão lá – incluindo a do painel de instrumentos -, a par do fator de comunicação providenciado pela frase ‘Olá Mercedes’. Sistema de navegação é que não existe, sendo colocado na lista de opcionais. Refira-se ainda a boa ergonomia geral dos comandos e a qualidade de construção sem falhas, o que coloca este modelo claramente no campo Premium face a outros modelos.

A habitabilidade também merece boa nota, com possibilidade de albergar quatro ocupantes com conforto e espaço. Atrás, o túnel central atrapalha um pouco mais a conveniência de levar um terceiro passageiro. Mas, numa abordagem sucinta, mesmo os adultos terão comodidade na hora de viajar atrás – desde que não sejam dois. Também notórios foram os ganhos na bagageira, que disponibiliza agora um valor entre os 370 e os 1210 litros.

Algo que não mudou substancialmente face ao Classe A anterior é a sensação de alguma claustrofobia a bordo, uma vez que a linha de cintura é elevada e a superfície vidrada, mesmo que melhorada, não corresponde a um ambiente luminoso no interior. Mas esta acaba por cair no ‘caixote’ das apreciações subjetivas…

E o preço?

Certo, o preço! A marca propõe o A 160 por um valor base de 27.599€, o que o coloca na refrega do segmento C com ‘arma’ muito apelativa, mesmo que face a outros modelos de potência algo superior. Incluído no preço estão já diversos elementos de série que são de base e que compõem um leque de equipamento adequado para o carro em questão, como são os casos dos sensores de luminosidade e de chuva, jantes de 16″, cruise control, volante em pele com comandos integrados e botões táteis, assistente de faixa de rodagem Active Brake Assist e airbag de joelho para o condutor.

VEREDICTO

Parece que a Mercedes-Benz acertou no seu plano ‘Simplex’ para acesso à marca. O Classe A não perdeu nenhum dos elementos de charme que o destacou no momento de lançamento, sobretudo no que diz respeito à composição de tecnologia, ao mesmo tempo que aproveita a tendência crescente das vendas a gasolina em comparação com a queda dos motores a gasóleo, até mesmo em Portugal.

Dito isso, o nosso mercado deverá observar no Classe A uma porta de acesso impar para acesso à marca alemã, adequando-se em estilo e funcionalidade ao que um condutor de classe média poderá desejar.

Conforto, motor eficiente e poupado, que não é prodigioso nas prestações, mas muito equilibrado na forma como se coloca ao dispor do condutor e, não menos importante, a qualidade tradicional da Mercedes-Benz, que ainda é muito atrativa. Entre os compactos de segmento C, o Premium ganha espaço e este Classe A em variante 160 tem tudo para encher as medidas de quem quer chegar à conhecida marca de Estugarda.

FICHA TÉCNICA

Mercedes-Benz A 160
Motor: Gasolina, quatro cilindros em linha, Turbo, injeção direta
Cilindrada: 1332 cc
Potência: 109 CV às 5500 rpm
Binário: 180 Nm às 1375 – 3500 rpm
Transmissão: Tração dianteira; caixa manual de 6 velocidades
Peso: 1350 kg
Comp/Larg/Alt (mm): 4419/1440/1796
Distância entre eixos (mm): 2729
Bagageira: 370-1210 litros
Velocidade Máxima: 200 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 segundos
Consumo Combinado: 5,8-5,5 l/100 km (medido: 6,2)
Emissões de CO2: 127-132 g/km
Pneus: 206/60 R16
Preço desde: 27.599€

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