O novo Suzuki Jimny deverá começar a chegar aos concessionários nacionais durante o mês de novembro, assumindo-se como um paladino da liberdade e das escapadelas de fim de semana. Uma promessa que este todo-o-terreno de dimensões muito compactas parece cumprir na perfeição graças às suas aptidões em pisos de impor respeito.

Com um visual robusto e irreverente, o Jimny de quarta geração tem mesmo um posicionamento muito singular no mercado. Isto porque os seus potenciais ‘rivais’ custam bem mais do dobro do preço deste modelo nipónico, sobretudo se só tivermos em conta as aptidões ‘off-road’. Para se ter algo igual seria necessário ir para segmentos como o da Jeep, mas em que o custo é bem mais alto: o Wrangler Sahara, por exemplo, custa 45.500€ na sua versão de base.

Por tudo isto, o sucesso do Jimny apanhou até a Suzuki desprevenida. No Japão, onde se vende em duas derivações (a Jimny Sierra, idêntica à que se vende na Europa, e uma outra mais estreita que tem as propriedades de um ‘kei car’ local, com motor de 0.66 cc), o novo modelo da marca tem um período de espera que chega a rondar os 12 meses, havendo primeiro a intenção de resolver o problema de oferta para o mercado local. Só depois a Suzuki irá debruçar-se nos demais mercados, sendo que para a Península Ibérica a produção de agosto a março de 2019 é de cerca de 400 unidades – entre Portugal e Espanha.

a carregar vídeo

Uma posição muito peculiar, mas que tem para a companhia japonesa um fator de ‘dor de cabeça’ com um lado positivo e outro negativo. Por este último, acaba por haver um tempo de espera longo, mas, pelo lado positivo, ao Jimny não existe uma alternativa na verdadeira aceção da palavra, mesmo que outros modelos, como o Dacia Duster 4×4, possam figurar em faixa de preço idêntica.

Para Portugal, o mais acessível fica por 21.483€, aumentando gradualmente para os 23.238 do JLX (25.297€ com a caixa automática) e 25.219€ do Mode 3, o mais equipado. A garantia é de cinco anos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.