Produzido por:
Tração dianteira ou integral (4Motion, que integra bloqueio mecânico do diferencial para o eixo traseiro). Caixas manuais de cinco, seis velocidades e automática de dupla embraiagem com sete relações. Motores 2.0 TDI com potências de 110, 150 e 199 cv. A Volkswagen California 6.1 exibe uma mecânica de luxo.
 
A Volkswagen California 6.1 é a companhia perfeita para uma viagem pela estrada junto à costa ou para a ida às compras na selva urbana. Desde logo, pelo elevado nível de conforto que a sua suspensão proporciona. Depois, pela grande facilidade de condução e pela honestidade de todas as reações. Argumentos a que se juntam, também, uma versatilidade de utilização digna de elogios. A oferta de motores também foi reconfigurada para esta nova geração. Os eficientes motores turbodiesel de 2,0 litros (2.0 TDI), que propõem três patamares de potência (110, 150 e 199 cv), cumprem a norma de emissões de gases de escape Euro-6d-TEMP-EVAP-ISC. Mas enquanto a versão de 110 cv traz acoplada caixa manual de cinco velocidades, a variante de 150 cv pode ser requisitada com caixa manual de seis velocidades ou, em alternativa, com caixa automática de dupla embraiagem com sete relações (DSG). Já o mais potente motor 2.0 TDI de 199 cv (biturbo), aposta unicamente na transmissão DSG7.
 
Quer o condutor escolha um pequeno atalho nas montanhas ou opte por um caminho irregular até à costa, com sistema 4Motion, a Volkswagen California 6.1 está preparada para o que der e vier. A tração integral adapta, automaticamente, a transmissão de potência à respetiva situação de condução através de uma embraiagem de discos múltiplos comandada eletronicamente no eixo traseiro, estando esta solução disponível para os motores 2.0 TDI de 150 e 199 cv. O sistema 4Motion pode ser associado quer a caixa manual de seis velocidades, quer à transmissão DSG7.
 

 
Panóplia de dispositivos
Com emissões de CO2 que variam entre 201 e 237 g/km, tudo dependendo da versão, a Volkswagen California 6.1 está rodeada de fortes medidas de segurança. Prova disso, são os inúmeros dispositivos de assistência à condução. A começar pelo assistente de parqueamento Park Assist, que auxilia o estacionamento em lugares perpendiculares e paralelos, na medida em que são realizados os movimentos ideais do volante de forma autónoma. Já o dispositivo Trailer Assist, simplifica o controlo de um conjunto veículo/reboque ao efetuar manobras em lugares de estacionamento perpendiculares, bem como ao fazer marcha-atrás com precisão. Mas há mais: assistente de saída de estacionamento em marcha-atrás. No caso de uma aproximação crítica de um veículo, se o condutor não reagir ao sinal sonoro, ocorre uma intervenção nos travões.
 
A lista de sistemas de assistência à condução contempla, também, assistente de vento lateral (estabiliza o veículo em caso de fortes rajadas de vento lateral, através de intervenções automáticas na travagem), proteção lateral (monitoriza a secção lateral do veículo e indica aproximações críticas de postes ou muros no ecrã do sistema de infoentretenimento), Lane Assist (através de uma câmara multifunções, deteta a própria faixa de rodagem e mantém o veículo na mesma mediante intervenções na direção), controlo automático da distância ACC com sistema de controlo periférico Front Assist com função de travagem de emergência City (adapta, automaticamente, a velocidade à do veículo da frente, mantendo a distância predefinida pelo condutor), indicador de controlo da pressão dos pneus (informa o condutor, antes e durante a marcha, acerca da pressão atual dos pneus e alerta em caso de perda de pressão, existindo em todas as rodas sensores que indicam o estado da pressão e da temperatura), reconhecimento de sinais de trânsito (deteta limitações de velocidade, proibições de ultrapassagem, bem como restrições temporais e meteorológicas, através de uma câmara especial, informando o condutor no indicador multifunções) e assistência nas descidas (assegura descidas controladas e confortáveis, reduzindo o regime do motor e, se necessário, intervindo na travagem).

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.