/A Aston Martin fez esta garrafa de uísque que custa mais que um Ferrari

A Aston Martin fez esta garrafa de uísque que custa mais que um Ferrari

Garrafa única desenhada pela Aston Martin para receber um uísque Bowmore, tão ou mais exclusivo, pode ultrapassar os 250.000 euros em leilão.

Fundada em 1779, a Bowmore é a destilaria mais antiga da ilha escocesa de Islay, famosa em todo o mundo pelo seu uísque e pelas colaborações plenas de simbolismo com a Aston Martin.

Numa das mais icónicas parcerias, a marca britânica de automóveis de luxo e a escocesa Bowmore usaram os pistões do DB5 como base para as originais garrafas Black Bowmore DB5 1964, produzido em edição especial e limitada a apenas 25 unidades, celebrando a data em que o DB5 se converteu no carro de James Bond, no mesmo ano em que se destilou pela primeira ver o Black Bowmore. O valor de cada unidade rondava os 55 mil euros. Quatro vezes menos o que pode custar esta outra obra-prima.

Trata-se de uma peça raríssima produzida para o lançamento do DBX Bowmore Edition, de que se fizeram apenas 18 unidades criadas pela divisão Q, de personalização da Aston Martin. O espetacular SUV de altas prestações incluía no seu interior incrustações em cobre com a marca Bowmore, que provinham do alambique original em que se elaborou o uísque mais antigo lançado pela destilaria localizada na ilha. O Bowmore ARC-52 amadureceu por 52 anos num casamento de dois estilos de barril: 50% em American Oak Hogshead e 50% em European Oak Butt.

A garrafa, um conjunto de duas peças, o decantador e a tampa na mesma fibra de carbono usadas no Aston Martin Valkyrie e no AMR23, o monolugar da F1, mediante uma técnica japonesa denominada Mokume-Gane, para imitar as texturas da madeira e da rocha natural das escarpas em torno da baía onde se encontra a destilaria, foram integralmente desenhadas pela marca britânica.

Exemplar único que sairá a leilão no próximo dia 26 de maio, num evento promovido pela casa Sotheby’s, estimando-se que possa ultrapassar os 250.000 euros, mais do que custa um Ferrari Roma novo.

De acordo com a marca, a verba obtida irá reverter na totalidade para o fundo Bowmore Legacy, que se dedica a apoiar as necessidades de emprego, formação e habitação para a população jovem de Bowmore.