Atualmente, a Alpine compete nas provas de resistência com a Signatech, na categoria LMP2, depois de ter participado em LMP1 nos últimos anos. Este ano serve, na prática, como um transição, já que a marca francesa está já a preparar o regresso à categoria principal Hypercar em 2024, então com um projeto vincadamente criado para os regulamentos LMDh (Le Mans Daytona hybrid).
No ano do centenário das 24 Horas de Le Mans, são vários os construtores que apresentaram novidades relevantes, com o A110 R Le Mans a ser mais uma dessas abordagens a desportivos mais arrojados, dispondo de credenciais como o motor 1.8 turbo de 300 CV de potência e peso contido nos 1082 kg, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atingir os 285 CV de velocidade máxima.
Na prática, muitos dos componentes deste modelo derivam do A110 R apresentado anteriormente, incorporando todas as suas peças em carbono no tejadilho e nas jantes, mas também no habitáculo, com bancos baquet monobloco Sabelt Track. Apresenta também uma asa vertical em carbono que evoca o estilo dos carros de corrida de resistência e recorda o design do A480 da Alpine Elf Endurance Team.
Diferenciando-a, então, estão componentes como um “taco” Road & Track, uma inovação patenteada pela Alpine, que rebaixa e endurece o carro em 5% para uma estabilidade ainda maior em pista. Este desenvolvimento técnico, associado a um ajuste específico da suspensão, melhora o desempenho na longa reta das Hunaudières e nas curvas rápidas do circuito das 24 Horas.
Adicionalmente, o A110 R Le Mans distingue-se pela exclusiva pintura 24H de Le Mans em tons de branco e azul. Uma fina linha dupla de azul é aplicada no capot dianteiro, no tejadilho e no spoiler traseiro, numa referência à competição, complementada pelas aletas azuis do spoiler traseiro. Um rebordo azul distingue as jantes em carbono, que são abertas na traseira para uma resistência de travagem ainda maior, enquanto a barbatana (vertical) de tubarão adicionada ao óculo traseiro, em carbono, é uma referência ao A480 que competiu nas 24 Horas de Le Mans.Esta emblemática série limitada apresenta a assinatura oficial das 24 Horas de Le Mans nos guarda-lamas dianteiros, nas soleiras laterais e nos apoios de cabeça em microfibra dos bancos baquet Sabelt Track. Como toque final, o traçado do circuito das 24 Horas é subtilmente gravado a laser na pala de sol. Por fim, o A110 R Le Mans ostenta uma placa numerada da fábrica de Dieppe, com a assinatura oficial “24H Le Mans”, para distinguir os 100 exemplares desta icónica versão do A110 R.
A Alpine já abriu as encomendas para esta série limitada nos Alpine Centres, em França, com um preço de 140.000 euros com IVA.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
