A Alpine prepara o lançamento do seu primeiro hot-hatch 100% elétrico, o A290, modelo que terá por base o igualmente novo Renault 5, cuja apresentação oficial está agendada para o próximo Salão de Genebra, no final deste mês. O A290 será o primeiro passo da Alpine nos desportivos elétricos e cumpre os seus testes de desenvolvimento no Ártico.

A Alpine tem vindo a evoluir as capacidades de motricidade do A290 em situações de baixa aderência desde o início do ano, recorrendo às condições climatéricas mais extremas (que podem chegar aos -30° C). Nestes mesmos ensaios, todos os parâmetros técnicos são objeto de testes à escala real para garantir a obtenção dos níveis de desempenho exigidos, sobretudo no que toca à resposta do motor, precisão de condução e à agilidade.

Uma vasta gama de equipamentos é igualmente testada, incluindo o aquecimento, a qualidade do desembaciamento e do degelo e o controlo eletrónico de estabilidade na neve. Nenhum destes pontos pode ser reproduzido num centro técnico e só pode ser validado em condições de frio extremo.

Na sua primeira apresentação oficial, o A290 ostentava a camuflagem original da Alpine, o logótipo “A-Arrow” no tejadilho e o esquema de cores azul Alpine. Quanto às dimensões, sabe-se que este novo modelo desportivo terá 3990 mm de comprimento, 1820 mm de largura, 1520 mm de altura e uma distância entre eixos de 2530 mm.

O A290 apresenta também um volante desportivo Alpine exclusivo em couro Nappa, com uma superfície achatada e um ponto central, incluindo três funções essenciais emprestadas dos volantes dos carros de Fórmula 1: ‘OV’ (Overtake, para ultrapassagem), ‘RCH’ (Recharge, para maior regeneração) e modos de condução com acesso através de um só toque.

Os pneus são outra criação exclusiva para o A290, com marcação ‘A29’, sendo fornecidos pela Michelin: estes pneus Michelin Pilot Alpin 5 caracterizam-se pelo elevado desempenho que lhe permite oferecer um melhor controlo do nível de travagem e de precisão de condução em condições de inverno.

Porém, há mais por onde escolher, com a Michelin a preparar ainda pneus Pilot Sport EV para eficiência energética otimizada e Pilot Sport S5, os quais se caracterizam pelo elevado nível de desempenho. Estes três pneus – todos de 19 polegadas – foram desenvolvidos para melhorar e valorizar o desempenho do A290 em todas as condições de condução, seja em piso seco, molhado ou com neve.

Desde o início da colaboração, em 2012, entre a Alpine e a Michelin, então com o A110, as duas marcas têm vindo a reforçar a sua parceria, dando o passo seguinte na era da eletrificação com o desenvolvimento de pneus para a gama Alpine totalmente elétrica, começando com o A290.

“O nosso A290, o futuro automóvel desportivo elétrico compacto do segmento B, está atualmente a ser testado nas condições extremas e exigentes da Lapónia sueca. O objetivo desta importante etapa é confirmar a direção que tomámos em termos de comportamento e agilidade, que faz parte do nosso ADN em condições de baixa aderência”, afirma Philippe Krief, Diretor-Geral da Alpine. “Para afinar o seu desenvolvimento de modo a que possa ser eficaz em todas as circunstâncias e em todas as condições climatéricas, a fase de desenvolvimento de inverno do A290 é crucial, uma vez que se trata de um automóvel completamente novo. A nossa equipa de engenheiros analisou todos os critérios e os resultados são um bom presságio para o seu lançamento nos próximos meses”, conclui.

O novo Alpine A290 será apresentado em junho de 2024.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.