Desde 1968 que a Aston Martin não desenvolvia e produzia um motor internamente. A situação muda de figura em 2020 com o novo V6 híbrido que está a ser desenvolvido para o superdesportivo Valhalla, a lançar em 2022, mas que será depois aplicado noutros modelos desportivos da marca britânica.

Com o nome de código TM01 (em honra do engenheiro da marca das décadas de 1950 e 1960, Tadek Marek), este motor V6 de 3.0 litros turbo está a ser exaustivamente desenvolvido nos bancos de ensaio da Aston Martin, tratando-se de unidade eletrificada, algo que a Aston Martin reconhece ser fundamental na atualidade.

Além dos dados agora revelados, a Aston Martin está também a desenvolver uma nova gama de sistemas híbridos para garantir “que a unidade completa seja a mais potente na gama da Aston Martin quando for comercializado”. No entanto, os valores finais de potência e binário serão configurados distintamente consoante as características do modelo onde for instalado, o que quer dizer que não será um motor de potência fixa.

“Investir nos nossos próprios motores é uma tarefa complicada, mas a nossa equipa esteve à altura do desafio. No futuro, este motor será uma parte integral de uma grande parte do que iremos fazer e os primeiros sinais do que este motor irá alcançar são incrivelmente promissores”, afirmou Andy Palmer, Presidente e CEO da Aston Martin.

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