Com estreia mundial agendada para março, no Salão Automóvel de Genebra, o Aston Martin Vantage Roadster já não tem segredos…

A marca de Gaydon já tinha revelado as primeiras imagens da versão descapotável do modelo mais acessível no seu portefólio. Mas versão definitiva do Vantage Roadster aparece agora em todo o seu esplendor, com linhas decalcadas do belíssimo coupé de que deriva e capota têxtil, que é das mais rápidas no mercado.

Segundo a Aston Martin, menos de 7 segundos são suficientes para completar os movimentos de abertura ou fecho da capota, acionada eletricamente, com o veículo imobilizado.

Motor V8 com 510 cv

O Vantage Roadster utiliza um motor V8, de origem AMG-Mercedes, que é o mesmo bloco de 4.0 litros que conhecemos da variante ‘fechada’, a debitar 510 cv e 685 Nm e associado a uma competentíssima caixa automática com oito velocidades. Este binómio de luxo é capaz de autorizar prestações a condizer: a marca anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, só 0,1 s mais lento do que o Vantage Coupé.

O Roadster acusa mais 60 kg na balança do que a versão Coupé do Vantage, ficando o ligeiro aumento de pesa a dever-se ao mecanismo retrátil da capota, que se esconde em compartimento dedicado na bagageira, e a todos reforços estruturais que são obrigatórios para compensar a ausência de tejadilho fixo.

Na lista de equipamentos, destaque para o sistema de amortecimento adaptável, controlo dinâmico de estabilidade, vectorização de binário dinâmico e um diferencial traseiro eletrónico. A configuração do chassis e eletrónica faz-se à medida das exigências da condução, através de programa com três modos de afinação: Sport, Sport + e Track.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.