Limitado a apenas 88 exemplares, o Aston Martin V12 Speedster representa uma nova abordagem a um modelo desportivo de grande exclusividade com inspiração no passado.

Criado pela divisão de personalização ‘Q by Aston Martin’, o V12 Speedster é apresentado pela companhia britânica como uma experiência de condução “visceral” que retira inspiração do seu legado de competição, mas também do desenho aerodinâmico dos aviões. Exemplo disso é a decoração do modelo hoje revelado, inspirado num conceito de um F/A-18.

a carregar vídeo

Concebido há pouco mais de 12 meses, o V12 Speedster foi submetido a um extenso programa de desenvolvimento, tornando-se numa realidade num curto espaço de tempo. Recorrendo a tecnologia de construção de chassis em alumínio, o V12 Speedster utiliza ainda alguns elementos do DBS Superleggera e do Vantage, como uma suspensão composta por braços duplos independentes na dianteira e multi-link na traseira com amortecimento seletivo a oferecer modos Sport, Sport+ e Track.

As jantes de 21 polegadas com porca central escondem discos de travão em carbocerâmica de 410 mm na dianteira e de 360 mm na traseira. Sobre o chassis está uma carroçaria composta inteiramente em fibra de carbono que combina alguns elementos históricos com a modernidade dos Aston Martin mais recentes.

No interior, a mesma ideia. A marca optou por um misto de materiais tradicionais e modernos, com fibra de carbono estrutural a contrastar com couro trabalhado, alumínio, elementos cromados e até borracha impressa em 3D. O habitáculo está mais ‘limpo’, mas tem grande foco artesanal, com os artesão da ‘Q by Aston Martin’ a conceberem um interior mais especial. À frente do passageiro encontra-se uma mala em couro no lugar do tradicional porta-luvas.

a carregar vídeo

Quanto ao motor, a Aston Martin aplicou um V12 bi-turbo de 5.2 litros com 700 CV e 753 Nm de binário, montado em posição central dianteira e com construção inteiramente em alumínio. Está acoplado a uma caixa automática de oito velocidades da ZF, com um diferencial traseiro a ajudar a motricidade. Acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e atinge os 300 km/h de velocidade máxima (limitada).

A marca já está a aceitar encomendas para este seu V12 Speedster com preço a partir de 765 mil libras (pouco menos de 890 mil euros), com as entregas das primeiras unidades previstas para o primeiro trimestre de 2021.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.