Aston Martin Vantage AMR: Caixa manual de sete em edição limitada

01/05/2019

O que é que a Aston Martin poderia fazer para tornar o seu Vantage ainda mais especial? Incluir uma caixa manual de sete velovidades e submeter este modelo a uma ‘dieta’ forçada.

No ‘coração’ do Vantage AMR continua o motor V8 bi-turbo de 4.0 litros, montado numa posição baixa e o mais recuada possível para melhorar o centro de gravidade e uma distribuição de peso quase perfeita (50:50) entre a frente e a traseira. A potência deste Vantage AMR é de 510 CV às 6000 rpm, enquanto o binário é de 625 Nm das 2000 às 5000 rpm, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,0 segundos.

Contudo, o grande elemento diferenciador deste Aston Martin é a inclusão de uma cada vez mais rara caixa manual inspirada no automobilismo, com sete velocidades desenvolvida pela Graziano, com uma primeira relação em formato ‘dog leg’, ou seja, para trás. Da segunda à sétima velocidade, as mais utilizadas quando em movimento, garante a marca, estão posicionadas num mais tradicional formato em ‘H’ duplo. Para dinâmica mais desafiante, conta ainda com um diferencial autoblocante calibrado especificamente pela equipa de dinâmica da Aston Martin, liderada por Matt Becker, sedeada na base da equipa no circuito de Silverstone, no Reino Unido.

A caixa manual conta ainda com um sistema AMSHIFT, que pode ser selecionado pelo condutor, para utilizar a embraiagem, o posicionamento da mudança e sensores no mecanismo de engrenagens para executar réplicas automáticas da manobra de ‘ponta-tacão’, especialmente útil nas reduções de caixa (efeito de dar pequenos toques no acelerador enquanto se trava e reduz de caixa). Também permite, em oposição, acelerar a fundo quando se aumenta de relação de caixa. Ou seja, minimizando as interrupções na aceleração.

Com a remoção da caixa automática e com a inclusão de travões em material carbo-cerâmico de série, o Vantage AMR perde 95 kg de peso. Dispõe ainda de amortecimento seletivo Skyhook que permite alterar o carácter do veículo consoante o modo escolhido (Sport, Sport + e Track). Para obter este modelo de elevada capacidade dinâmica, não será fácil. Com apenas 200 unidades previstas, a Aston Martin garantiu mais um modelo para colecionador a que só alguns terão acesso.

Para garantir ainda maior exclusividade, o Vantage AMR está disponível em cinco especificações de design. Dos 200, 141 terão pinturas à escolha entre Sabiro Blue, Onyx Black, China Grey ou White Stone. Os outros 59 serão produzidos em homenagem ao triunfo nas 24 Horas de Le Mans de 1959 com o DBR1 – serão denominados ‘Vantage 59’ com elementos fixos como pintura exterior em verde Stirling e apontamentos Lime, conjugado com revestimentos em pele Dark Knight e Alcantara no interior. Os preços na Alemanha arrancam nos 209.995€.

E a marca alerta: os carros estão disponíveis em modo ‘o primeiro a chegar será o primeiro a ser servido’…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.