Mais do que uma mera atualização, o Porsche Cayenne sofreu uma profunda transformação que deixa o SUV desportivo da marca alemã ainda mais competente, versátil e luxuoso. O renovado Cayenne estreia um conceito de controlo e visualização altamente digital, nova tecnologia de chassis e inovações tecnológicas.

Com o design amplamente melhorado e um aumento de potência na gama de motores, o Cayenne sublinha a intenção de ser o modelo mais desportivo do seu segmento, com Michael Schätzle, vice-Presidente da linha Cayenne a indicar que “é uma das atualizações de produto mais extensas da história da Porsche”.

Agora, o renovado Cayenne tem uma aparência mais musculada, com uma dianteira redesenhada, não faltando guarda-lamas mais arqueados, um novo capot e novos faróis que ajudam a realçar a largura do veículo. As luzes traseiras tridimensionais e um novo para-choques traseiro, com suporte de matrícula integrado, caracterizam o design da traseira do novo modelo.

Os faróis LED Matrix passam a ser de série, estando disponíveis como opcionais os novos faróis em LED HD Matrix. Com dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por ótica, esta tecnologia deteta os outros utilizadores da estrada e reduz a luz dos máximos com precisão de pixel para não ofuscar. A luminosidade dos módulos pode ser regulada em mais de 1000 ajustes, mediante a situação de condução.

A nível de personalização, a gama de cores foi alargada com três novas opções, ao passo que a gama de jantes abarca agora três medidas, entre as 20 e 22 polegadas.

Experiência superior a bordo

A Porsche integrou um conceito de controlo e visualização completamente revisto no novo Cayenne, inspirado no conceito apresentado anteriormente no Taycan. O novo Porsche Driver Experience, está focado no condutor, com as funções que utiliza mais frequentemente a serem localizadas no volante ou nas suas imediações. Por exemplo, a alavanca localizada à esquerda, atrás do volante, tem agora funções adicionais para os sistemas de assistência ao condutor.

No novo Cayenne, o seletor da caixa de velocidades automática passa para o tablier, libertando espaço na nova consola central para compartimentos de arrumação e para um grande painel de controlo do ar condicionado com design elegante em Preto. Controlos de grandes dimensões e facilmente acessíveis, combinados com comandos mecânicos do ar condicionado e controlo de volume háptico, garantem uma operação otimizada e um visual refinado. A marca indica que procurou obter, com o novo Porsche Driver Experience, o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos.

O habitáculo redesenhado do Cayenne apresenta, pela primeira vez, um painel de instrumentos totalmente digital com 12.6 polegadas com design curvo e opções de visualização variáveis. Como opcional, está disponível um head-up display aprimorado. O ecrã central de 12.3 polegadas do Porsche Communication Management (PCM) está integrado no novo tablier e permite aceder a todas as funções relevantes do veículo.

São também fornecidas aplicações como Spotify e Apple Music para otimizar a conectividade do novo Cayenne. Igualmente em estreia no modelo é a possibilidade de ter um ecrã com 10.9 polegadas no lado do passageiro dianteiro, enriquecendo a sua experiência ao exibir dados de performance, fornecer acesso separado aos controlos do sistema de infoentretenimento e, dependendo do mercado, a opção de streaming de vídeo em andamento. Uma película especial assegura que o condutor não possa ver o ecrã.

A Porsche introduziu também no novo Cayenne um sistema de qualidade de ar. De série, o veículo utiliza dados de navegação preditivos para detetar a aproximação de túneis e ativa de forma automática a recirculação do ar. Como opção, é possível incluir um sensor que deteta o nível de partículas finas de poeira no ar e, caso necessário, faz esse mesmo ar passar múltiplas vezes pelo filtro de poeiras finas. Para além disso, um ionizador remove muitos germes e poluentes do ar, o que é particularmente benéfico para quem sofre de alergias.

Ao nível da tecnologia de segurança, o Cayenne reforça a sua aposta e passa a incluir elementos como o limitador de velocidade ativo e o assistente de manobra de emergência, o assistente de curva e o Porsche InnoDrive melhorado como parte do cruise control adaptativo.

O novo Porsche Cayenne sai agora da fábrica com suspensão de molas de aço, incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM). Novos amortecedores com tecnologia de duas válvulas, que tem fases separadas de ressalto e compressão, permite uma performance otimizada em todas as situações de condução. Em particular, o conforto a baixa velocidade, a condução em curvas dinâmicas e o suporte às oscilações foram visivelmente melhorados.

A experiência de condução pode ser ainda aperfeiçoada com a nova suspensão pneumática adaptativa com duas câmaras e duas válvulas. Isto melhora a experiência de condução devido à suspensão suave, que estabiliza o veículo e simplifica a condução tanto em estrada como em off-road – comparativamente com a suspensão de série e com o antecessor. Ao mesmo tempo, a suspensão pneumática adaptativa reforça a precisão e a performance e reduz a transferência de massas em situações de condução dinâmica. A suspensão também oferece uma diferenciação ainda mais acentuada entre os modos de condução ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Sport Plus’.

Híbridos mais potentes e até 90 km de autonomia elétrica

Na Europa, o novo Cayenne é apresentado com três motorizações. O refinamento profundo do motor V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido pela Porsche, substitui o motor V6 no novo Cayenne S. Com uma potência máxima de 474 CV e um binário de 600 Nm – mais 34 CV e 50 Nm do que o antecessor – tanto o SUV como o SUV Coupé conseguem acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 273 km/h.

A versão de entrada na gama Cayenne está equipada com o motor V6 de 3.0 litros turbo otimizado, debitando agora 353 CV e 500 Nm de binário, um acréscimo de 13 CV e de 50 Nm.

O motor de seis cilindros serve também como base para a motorização do Cayenne E-Hybrid. Em combinação com um novo motor elétrico, que ganhou 30 kW para um novo máximo de 130 kW (176 CV), a potência combinada aumenta para 470 CV. Equipado com uma bateria com capacidade aumentada dos 17.9 kWh para os 25.9 kWh, é agora possível, mediante o nível de equipamento, conseguir uma autonomia elétrica de até 90 quilómetros (WLTP).

Um novo carregador de bordo de 11 kW reduz o tempo de carregamento numa fonte de energia apropriada para menos de duas horas e meia, apesar do aumento da capacidade da bateria.

Fora da União Europeia, o Turbo GT ainda é o topo de gama em vários mercados da Porsche. Está disponível em exclusivo na variante Coupé e beneficia de todas as melhorias e inovações da restante gama. Conta com motor V8 de 4.0 litros biturbo mais potente em 19 CV, para um novo máximo de 659 CV. O Cayenne Turbo GT acelera dos zero aos 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h.

Equipamento de série alargado

O equipamento de série do Cayenne foi significativamente alargado ao incluir os já indicados faróis em LED Matrix, Porsche Active Suspension Management, mas também as jantes de 20 polegadas, ParkAssist à frente e atrás incluindo câmara de marcha-atrás, e carregamento por indução do smartphone.

Em Portugal, o preço do novo Cayenne começa nos 124.360€ (128.361€ na variante Coupé). Já as versões Cayenne E-Hybrid começam nos 112.197€ (115.272€ na variante Coupé), enquanto o preço do Cayenne S começa nos 159.750€ (165.121€ na variante Coupé).

O novo Porsche Cayenne já está disponível para encomenda, com o início das entregas na Europa previstas para julho de 2023.

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