Numa reedição de um bem-sucedido modelo, a Audi apresentou as primeiras imagens do novo A3 Limousine, uma berlina que retoma os conceitos de maior agressividade já vistos no compacto de cinco portas e que aposta na sofisticação tecnológica e numa subida geral dos níveis de qualidade geral. Entre os outros pontos de destaque estão o painel de instrumentos totalmente digital com o ecrã tátil MMI Touch ao centro , bem como a chegada de versões eletrificadas mild-hybrid (MHEV) para algumas versões.

Embora o mercado das berlinas tenha perdido alguma da sua importância nos últimos anos, as marcas continuam presentes para oferecer uma outra solução aos seus clientes. A Audi recupera os seus conceitos de funcionalidade e estilo para esta nova geração do A3 Limousine, manifestando proporções equilibradas e estética mais evoluída a que não faltam elementos como os faróis LED na dianteira (também nas luzes diurnas), dominada pela grande grelha Singleframe com padrão de favo de abelha.

As luzes diurnas LED têm configurações distintas consoante o modelo: as unidades com linhas horizontais dizem respeito às versões Sport, enquanto as duas linhas verticais são propostas nas variantes S line. As versões de topo, incluindo a de lançamento Edition 1, passam a dispor de tecnologia Matrix LED, que dispõem também, pela primeira vez, novas luzes diurnas digitais com 15 segmentos de LED.

De resto, linhas clássicas com mais 15 cm de comprimento do que a versão compacta Sportback, que também tiram alguma inspiração no formato de um coupé, sobretudo na linha do tejadilho que parte do pilar B até à tampa da bagageira. A aerodinâmica consegue ser melhorada com esta configuração de três volumes, não só pela traseira mais elevada, mas também pelo difusor inferior. O coeficiente de arrasto é de 0.25, uma melhoria face aos modelos anteriores. Vale também reparar que existem dois atuadores elétricos para o arrefecimento junto à grelha Singleframe que regulam o fluxo do ar consoante as necessidades de arrefecimento do motor. O fundo deste A3 é igualmente carenado para melhorar o fluxo aerodinâmico.

Em comparação com o seu antecessor, o novo A3 Limousine é quatro centímetros mais longo, com 4,50 m de comprimento, enquanto a sua distância entre eixos não se alterou. A largura aumentou em dois centímetros para 1,82 m e a altura aumentou apenas um centímetro para 1,43 m. Já a capacidade da bagageira mantém-se idêntica à da geração anterior, com 425 litros. Há jantes de 17, 18 ou 19 polegadas.

Interior digitalizado

No interior, a configuração segue muito de perto aquelas que foram apresentadas no A3 Sportback, com um painel de instruementos digital de 10.25 polegadas, a que se junta o ecrã central MMI Touch de 10.1 polegadas, ligeiramente inclinado para o condutor e a partir do qual se podem aceder à navegação, multimédia e a funções de conectividade e regulações do veículo. Permite ainda escrita à mão e comandos de voz que podem ajudar em módulos como os da navegação. Nas versões de topo, o nível tecnológico é incrementado pela adição do ecrã Virtual Cockpit de 12.3 polegadas no lugar do standard de 10.1”, oferecendo três estilos de visualização.

A base tecnológica para o módulo de conectividade é a plataforma de infoentretenimento MIB 3, ou seja, de terceira geração, oferece dez vezes mais poder computacional do que o sistema anterior e oferece também particularidades como acesso wi-fi e informações em tempo real de trânsito, notícias ou pontos de interesse. No final do ano, também passará a contar com o assistente de voz da Amazon, a Alexa. Outros elementos tecnológicos passam pela conectividade ‘car-to-X’, recorrendo à inteligência de enxame ou seja, aproveitando as informações concedidas pelos outros automóveis em seu redor. Entre as funcionalidades, por exemplo, contam-se informações de perigos na estrada, limites de velocidades ou espaços de estacionamento, podendo essas ser partilhadas com outros veículos.

O sistema pode também receber conexão smartphone com o Apple CarPlay e Android Auto, havendo ainda carregamento por indução. O novo A3 Limousine pode também ser trancado ou destrancado por via de uma aplicação de smartphone para Android (Audi connect key).

No capítulo da segurança, a assistência ao condutor é reforçada por elementos como o Audi pre sense front, que combina uma câmara atrás do espelho retrovisor interior e o radar para evitar acidentes, travar automaticamente ou impedir a saída da faixa de rodagem. Na lista de opcionais, itens como o head-up display, reconhecimento dos sinais de trânsito, assistente de estacionamento ou cruise control adaptativo.

Motores: A eletrificação chega

O novo A3 Limousine chegará ao mercado com três motores de lançamento – dois 1.5 TFSI a gasolina e um 2.0 TDI a gasóleo. O 35 TFSI, com base no 1.5 TFSI com 150 CV e tecnologia de desativação de cilindros para maior economia. Está disponível tanto com caixa manual de seis velocidades ou automática S tronic de sete velocidades com atuação eletrónica (shift-by-wire).

O 1.5 TFSI pode combinar a tecnologia ‘cylinder-on-demand’, ou seja, de desativação de cilindros com um sistema híbrido de 48 volts que consegue recuperar alguma energia durante as desacelerações ou travagens, podendo rodar também com o motor desligado por algum tempo.

De forma similar, o 1.0 TFSI de três cilindros de 110 CV será incluído numa fase seguinte, podendo chegar com caixa manual ou automática de dupla embraiagem S tronic que possibilita tecnologia mild hybrid de 48 volts.

O 2.0 TDI surge em configuração de 150 CV para o 35 TDI, que surge associado à caixa automática de sete velocidades S tronic, esperando-se mais tarde uma variante de 116 CV com uma nova caixa manual de seis velocidades para o 30 TDI do A3 Limousine.

A suspensão do novo A3 Limousine foi afinada para oferecer um maior equilíbrio entre conforto e precisão, com a marca alemã a referir que tem reações mais rápidas e precisas graças ao sistema dinâmico Audi drive select que assegura conforto ou desportividade consoante o estilo pretendido. Os modelos S line dispõem de suspensão desportiva.

Se o novo A3 Sportback está previsto chegar ao mercado em junho, já este Limousine deverá ser lançado ao longo do segundo semestre.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.