Carrinha de fortes ambições desportivas, a Audi RS4 Avant recebe uma ligeira atualização estética e outros detalhes que a deixam mais atual e apta a enfrentar a concorrência. A atual geração foi lançada há meramente dois anos, mas a marca alemã não quis deixar passar em claro a renovação da restante gama A4 e concedeu-lhe um visual retocado, bem mais aproximado ao da RS6 Avant.
A marca não aplicou grandes mudanças técnicas à sua carrinha compacta desportiva mais extrema, mantendo a motorização V6 bi-turbo de 2.9 litros capaz de debitar 450 CV de potência e 600 Nm de binário, uma vez mais com a tecnologia de tração integral quattro a garantir elevados níveis de motricidade em todas as circunstâncias. A caixa de velocidades é uma tiptronic de oito velocidades. O consumo médio está fixado nos 9,2 l/100 km e as emissões de CO2 variam entre os 210 e os 211 g/km.
As performances mantêm-se idênticas, também: aceleração dos zero aos 100 km/h em 4,1 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, podendo subir para os 280 km/h caso o cliente opte pelo pack RS Dynamic.
[soliloquy id=”704655″]
O sistema quattro distribui a potência, em condução regular, preferencialmente ao eixo traseiro, com o diferencial central mecânico a entregar 60% do binário para o eixo posterior e o restante para o dianteiro. Em caso de perdas de motricidade, a grande maioria da potência é automaticamente direcionado para as rodas com aderência – até 70% na frente ou 85% atrás. Os perfis de condução do Audi drive select permitem também jogar com os diferentes modos de desfrutar desta carrinha, sendo no Dynamic que se consegue extrair o máximo do seu potencial. A suspensão desportiva especial RS Sport com Dynamic Ride Control (DRC) também concede maior agilidade.
‘Lobo mau’
Mais agressivo e com uma pose dominante, esta nova carrinha RS4 Avant recebe a nova face da Audi, nomeadamente com a grelha ‘singleframe’ mais ampla e plana, a que se juntam tomadas de ar mais agressivas. Os faróis com tecnologia LED também foram redesenhados, havendo opcionalmente iluminação LED Matrix com ‘diamantes’ escurecidos, diferenciando-se das unidades utilizadas na gama base A4. As cavas das rodas são mais largas em 30 mm em comparação com o A4 Avant normal, contando-se ainda alguns elementos em preto brilhante na carroçaria.
Para quem quiser passar despercebido – se possível – a marca dá a hipótese de retirar as insígnias ‘RS’ da carroçaria.
A bordo, predominam os tons negros e os revestimentos em fibra de carbono, pele e Alcantara, havendo ainda que apontar como destaque o sistema MMI Touch de 10.1 polegadas, com novo sistema de infoentretenimento e novas capacidades de conectividade.
A RS4 Avant chegará aos concessionários no final do ano, embora as encomendas sejam abertas já em outubro. Os preços na Alemanha começam nos 81.400€.








































