Audi S8: Senhor executivo com V8 de 571 CV

02/07/2019

A Audi reforça a sua gama de luxo desportivo com a introdução da variante S8 com motor V8 a gasolina de 571 CV e 800 Nm de binário em associação a um acerto técnico mais orientados para os executivos com paixão pela velocidade.

A marca de Ingolstadt explica que nem todos os “devotos pelas viagens de luxo querem ir sempre no banco traseiro”, pelo que o S8 representa a resposta às suas preces, com um modelo de luxo e orientação desportiva, destacando-se a implementação de um sistema ‘mild-hybrid’ de 48 Volts em associação ao motor V8 TFSI bi-turbo a gasolina que foi trabalhado para a redução das fricções internas e com um ‘flap’ automático no escape que altera a sonoridade da mecânica quando no modo mais desportivo de condução.

No entanto, sendo um modelo executivo de topo – de nível cimeiro na Audi –. este S8 recorre a tecnologia de cancelamento de ruído não desejável a partir do sistema de som.

O sistema ‘mild hybrid’ de 48 V funciona constantemente com o intuito de reduzir os consumos, recorrendo a um alternador/gerador por correia e a uma bateria adicional de iões de lítio que permite que o veículo circule com o motor desligado em plano ou quando não existe carga no acelerador, reativando-se de forma imediata, ao mesmo tempo permitindo mais tempo de atuação do start-stop.

A poupança nos consumos ronda os 0,8 l/100 km, de acordo com a Audi, dispondo ainda de sistema de desativação de cilindros.

Tecnicamente, o S8 sobressai pelo conjunto de suspensão ativa preditiva (pneumática), direção nos dois eixos e tração integral quattro auxiliada por um diferencial traseiro. A suspensão recorre a uma câmara dianteira que deteta grandes irregularidades no piso, ajustando a altura ao solo e o amortecimento de forma preditiva. No sistema Audi drive select, a marca destaca a inclusão de um modo inédito, o Comfort+, que acrescenta uma camada suplementar de comodidade e conforto, sobretudo em curva, ao inclinar a carroçaria em até 3 graus de forma a reduzir a aceleração lateral e o seu efeito nos ocupantes.

No modo Dynamic, o S8 fica mais preciso e direto, com uma inclinação da carroçaria de 2.5 graus em comparação com os 5 graus do modelo com suspensão de série. Outra funcionalidade da suspensão pneumática é a de erguer a carroçaria em até 50 mm para facilitar o acesso à pega da porta e a entrada ou saída no veículo.

Para os condutores mais desportivos, a Audi propõe ainda um sistema de travagem opcional composto por discos em carbocerâmica com um diâmetro de 420 mm na dianteira e 370 mm na traseira. Com ventilação interna e baixo desgaste, o conjunto prima ainda pelo baixo peso, sendo 9,6 kg mais leve do que os discos em aço forjado.

Ao nível estético, o S8 ganha maior agressividade, com para-choques específicos nas duas extremidades (atrás com duas saídas de escape) e jantes de maiores dimensões com desenho específico.

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