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Bentley Bentayga Speed: ‘SUVer’ desportivo retocado

Photo: James Lipman

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O mais potente e desportivo dos SUV da Bentley, o Bentayga Speed, recebeu um facelift que o atualiza para se manter na crista da onda neste segmento tão exclusivo que tem já nomes muito ilustres como a Lamborghini, Porsche e Aston Martin e que ainda terá, em breve, a Ferrari. O Bentayga Speed conta com o motor W12 de 635 CV, associado a um estilo renovado e a algumas novas funcionalidades tecnológicas.

No topo da gama Bentayga está o Speed, que se assume como o SUV mais rápido do mundo, com uma velocidade máxima de 306 km/h, num epíteto que lhe foi atribuído após a participação na edição de 2018 da Rampa de Pikes Peak, nos Estados Unidos da América (EUA).

O motor W12 de 6.0 litros tem dupla sobrealimentação, com 635 CV de potência e 900 Nm de binário entre as 1500 e as 5000 rpm, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 3,9 segundos e atingir os já mencionados 306 km/h de velocidade de ponta. Também presente está uma caixa automática de oito velocidades.

Por outro lado, a Bentley também se preocupou com o lado da eficiência e o novo Bentayga Speed apresenta tecnologia de desativação de cilindros, podendo desativar uma bancada completa de seis cilindros para reduzir os consumos e as emissões poluentes, melhorando a gestão térmica de igual forma.

Entre a quinta e a oitava velocidade, quando o condutor ‘liberta’ o acelerador, por exemplo, em velocidades estáveis de autoestrada, o motor e a transmissão são desacoplados, o que permite que o veículo role simplesmente com a inércia da estrada. Assim que o acelerador for novamente pressionado ou se houver uma subida, a transmissão é novamente acionada para movimentar o veículo.

O Bentayga Speed dispõe de quatro modos de condução ‘Drive Dynamics’, do mais confortável ‘Comfort’ num extremo ao mais expressivo ‘Sport’ no outro extremo, dispondo ainda de um modo ‘Custom’. Estes sistemas atuam sobre parâmetros como a reação da caixa e do motor ou o amortecimento, graças à sua integração com os sistemas de suspensão pneumática e o Bentley Dynamic Ride, tecnologia de barra estabilizadora ativa que utiliza um sistema elétrico de 48V.

A marca detalha que o sistema Dynamic Ride consegue contrariar as forças laterais em curva, melhorando também a área de contacto do pneu com o solo de forma a manter um elevado nível de estabilidade em curva quando a condução é mais agressiva. Ao mesmo tempo, no modo mais confortável de condução, o Bentayga Speed permite-se a ser mais cómodo.

Também o sistema de Vetorização de Binário através do Sistema de Travagem (no qual o carro trava ligeiramete a roda traseira interior para melhorar a passagem em curva) foi melhorado, para uma condução mais responsiva. No que diz respeito aos travões, o SUV pode receber discos em carbocerâmica, que são os maiores e mais potentes na marca, com uma capacidade de travagem máxima de 6000 Nm e capazes de resistir a temperaturas de 1000 graus centígrados. Ao mesmo tempo, são ainda 20 kg mais leves do que os discos convencionais.

Estilo retocado

O design foi retocado na mesma linha do que a marca já fez com o modelo de base, dispondo, porém, de faróis dianteiros escurecidos, para-choques específicos e saias laterais na cor da carroçaria, a par de um spoiler traseiro e de jantes especiais de 22 polegadas disponíveis com dois acabamentos.

Photo: James Lipman

O tom negro é usado nalguns dos componentes, como na grelha do radiador ou nos farolins traseiros. Na traseira, o para-choques diferencia-se pelo difusor e pela saídas de escape ovais, únicas para o W12. Os ícones ‘Speed’ também estão colocados em diversos locais na carroçaria.

Mais tecnológico

No interior, o Bentayga Speed equilibra desportividade e luxo em igual medida, com cores escuras e revestimentos elegantes e refinados para uma experiência que a marca apelida de única. Os bancos, volante, alavanca da caixa e alguns dos painéis do habitáculo podem ser revestidos a Alcantara. Os bancos podem também receber a inscrição ‘Speed’ nos encostos de série, mas opcionalmente, os clientes podem escolher o logótipo da marca também incrustado nos bancos.

A nível tecnológico, o Bentayga Speed passa a contar com um novo sistema de topo, com ecrã de 10.9” com acabamento anti-reflexo e anti-brilho e novas funcionalidades do veículo e de conectividade. A navegação avançada, por exemplo, apresenta mapas em 3D e pode projetar as direções no sistema Head-Up Display à frente do condutor, além de informações de trânsito, nomes das ruas e distância ao destino.

O sistema Apple CarPlay passa a ter conexão sem fios, contrariamente à versão anterior, que exigia ligação por cabo, havendo ainda sistema Android Auto, este ainda com ligação por cabo (USB-C).

Photo: James Lipman

O painel de instrumentos do Bentayga Speed passa a ser o mesmo do Continental GT e do Flying Spur, com visual moderno e possível de ser personalizado em dois formatos – Classic, que mimetiza o painel analógico mais comum, e Expanded, com o mostrador direito substituído por informações de mapas e do sistema média.

Um cartão integado SIM permite acesso a novas funcionalidades de conectividade, libertando assim o cliente de utilizar os seus planos de dados. Entre os novos serviços estão o trânsito em tempo real ou atualizações ‘over-the-air’ de sistemas.

Especificação negra

Para os que pretende uma experiência e visual ainda mais exclusivo, o Bentayga Speed pode ser configurado com um conjunto de elementos inseridos na Black Specification, que substitui todos os elementos exteriores em cromado por um acabamento em preto brilhante ou em fibra de carbono, material usado no spliiter dianteiro e saias laterais. As jantes de 22 polegadas passam a ter acabamento em preto brilhante, bem como nas barras do tejadilho.