No ano em que as 24 Horas de Le Mans comemoram o seu centésimo aniversário, a Bentley quis homenagear essa efeméride e também recuperar a sua vitória histórica na prova de 2003, lançando uma edição limitada dos Continental GT Coupé e Continental GTC, cada um com motor W12 e com diversos detalhes exteriores e interiores únicos que ecoam o design do vencedor de Le Mans, o Speed 8 com o #7.

A Mulliner, a divisão de criações especiais e pessoais da Bentley, inspirou-se nos veículos de competição verdes Speed 8 que se impuseram perante a concorrência na corrida de Le Mans em 2003. Desde o exterior verde Verdant até ao componente do motor do Speed 8 exposto no interior, a edição Le Mans Collection é um tributo à longa história partilhada entre a Bentley e as 24 Horas de Le Mans.

Todos os modelos Le Mans Collection são especificados com o Bentley Rotating Display de três frentes, oferecendo uma escolha de ecrã táctil, duplo folheado ou mostradores analógicos – mas aqui com uma diferença, pois em vez do mostrador central padrão está disponível um expositor com uma válvula do motor V8 de 4,0 litros do Bentley Speed 8 vencedor de Le Mans em 2003.

O motor desse protótipo foi removido após a corrida, preservado e agora 24 das 32 válvulas do motor foram divididas para criar 48 artefactos para esta coleção exclusiva de modelos. Um outro detalhe é o relógio analógico padrão de 12 horas ter sido substituído por um relógio digital com um design personalizado – um relógio de 24 horas, naturalmente.

Homenagem ao Speed 8 #7

Os designers da Mulliner estudaram de perto o vencedor Speed 8 de 2003, que tinha muitos elementos derivados dos Audi LMP que também marcaram a história de Le Mans, pertencendo ambas as marcas ao Grupo Volkswagen.

O número limitado de Continental GT e Continental GTC Le Mans Collection contam com acabamento em verde Verdant com uma faixa de corrida Moonbeam no capot (e também no tejadilho na carroçaria coupé). A especificação Blackline remete para a decoração preta e verde do Speed 8, enquanto os componentes da carroçaria em fibra de carbono da especificação Styling contam com acabamento em preto com uma subtil risca Moonbeam.

O preto Beluga é também escolhido para a área inferior do para-choques dianteiro, para as tampas dos espelhos retrovisores e para a área traseira “horseshoe”, sob o spoiler da tampa da bagageira, enquanto as jantes pretas de 22 polegadas e de dez raios cobrem os poderosos travões carbo-cerâmicos e as pinças vermelhas.

Ao mesmo tempo, a distinta grelha de matriz Bentley (originalmente desenvolvida para proteger o radiador na pista de Le Mans não pavimentada dos anos 20) apresenta um #7 pintado em branco Arctica, combinando o número vencedor da corrida de 2003 com os radiadores pintados dos Bentley que ganharam Le Mans cinco vezes entre 1924 e 1930.

Detalhes personalizados

Os interiores dos Continental GT e Continental GTC Le Mans Collection são muito mais luxuosos do que os dos Bentley Speed 8, mas contam com a mesma inspiração desportiva. Uma coroa de boas-vindas de 2003, feita à medida, leva a um habitáculo decorado em couro Beluga, enquanto o tecido desportivo Dynamica cobre as faces dos bancos, com costura contrastante em Hotspur. O volante, forrado a couro e Dynamica, também apresenta costura de contraste Hotspur e um elemento de destaque na posição das seis horas.

O folheado de acabamento duplo na secção frontal do tablier e as calhas de cintura nas portas são em Piano Black e em fibra de carbono de alto brilho, com uma fina risca cromada a separá-los. Os Bentley Le Mans Collection diversos outros detalhes personalizados, começando com as soleiras Speed 8 e as placas com as seis coroas comemorativas que saúdam os ocupantes ao entrar no habitáculo. A secção frontal exibe o estampado de seis coroas incrustado na fibra de carbono de alto brilho, marcando cada uma das seis notáveis vitórias registadas pela Bentley em Le Mans entre 1924 e 2003.

De resto, ambos os modelos estão equipados com o motor W12 TSI de 6.0 litros, com 659 CV de potência e 900 Nm de binário, acelerando de zero aos 100 km/h em 3,6 segundos e atingindo os 335 km/h de velocidade máxima.

O Bentley Dynamic Ride e a suspensão pneumática ativa de três câmaras com amortecimento adaptativo são elementos de série, ao passo que os travões carbo-cerâmicos são opcionais recentemente desenvolvidos. Dispõem ainda de controlo eletrónico de estabilidade variável, quatro rodas direcionais e diferencial autoblocante de controlo eletrónico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.