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BMW começa a produzir primeiros iX5 a hidrogénio

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A BMW deu início à produção do iX5 a hidrogénio na fábrica de Munique especializada em projetos especiais. Estes SUV a hidrogénio serão produzidos em número muito limitado, servindo para cumprir um amplo programa de testes em condições reais de utilização a partir da primavera de 2023.

“O hidrogénio é uma fonte de energia versátil que tem um papel essencial se queremos progredir rumo à neutralidade climática”, refere Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG para o desenvolvimento. “Estamos certos de que o hidrogénio vai ganhar significativamente maior importância para a mobilidade individual e por isso consideramos uma combinação de sistemas motrizes elétricos a bateria e de pilha de combustível como uma abordagem sensata a longo prazo”.

Aquele responsável argumenta como mais-valias para a pilha de combustível a hidrogénio que estas não necessitam de matérias-primas raras como cobalto, lítio ou níquel, dando assim maior independência geopolítica ao grupo BMW.

O iX5 Hydrogen será produzido na fábrica piloto do grupo no seu Centro de Pesquisa e de Inovação em Munique, na Alemanha, sendo ali que qualquer modelo novo é produzido pela primeira vez (como pré-série), com uma força de trabalho de cerca de 900 pessoas, divididas entre áreas de carroçaria, montagem, engenharia, construção e produção aditiva (3D).

No caso do iX5 Hydrogen, os especialistas na tecnologia de hidrogénio, desenvolvimento de veículo e de montagem inicial têm trabalhado em proximidade para integrar as tecnologias de ponta na área dos motores e dos sistemas de armazenamento neste modelo sem alterar as suas características funcionais e dinâmicas.

O processo de produção destes iX5 Hydrogen conta com algumas particularidades: os veículos de base são enviados a partir do centro global de produção do X5, em Spartanburg, nos Estados Unidos da América, recebendo um novo piso já em Munique que lhe permite acomodar os dois tanques de hidrogénio no túnel central e sob os bancos traseiros.

Os sistemas elétricos específicos de 12V e de 400V, a bateria de alta performance, o motor elétrico e a pilha de combustível são integrados durante a fase de montagem, a par de outras partes de produção em série. Posicionado no eixo traseiro, perto da bateria elétrica, está o motor elétrico fruto da quinta geração de sistemas motrizes da BMW eDrive. Os sistemas de pilha de combustível a hidrogénio montados sob o capot do iX5 Hydrogen são produzidos pelo centro especial da BMW para o hidrogénio em Garching, a Norte de Munique, desde agosto.

“A nossa frota de teste dos BMW iX5 Hydrogen vai-nos permitir ganhar novos e valiosos conhecimentos, permitindo-nos apresentar aos clientes com uma gama de produtos atrativa assim que a economia do hidrogénio se torne uma realidade de larga escala”, complementa Weber.