Audi 50: O primeiro utilitário alemão foi lançado há 50 anos

10/04/2024

O Audi 50, o primeiro automóvel compacto de um fabricante alemão, foi lançado em 1974, pouco depois do início da crise petrolífera em 1973. Com a economia no consumo de combustível em mente, chegava ao mercado na altura certa, trazendo igualmente consigo um design pioneiro: tracção dianteira com motor transversal, carroçaria hatchback de duas portas com uma grande bagageira e encostos de bancos rebatíveis, dimensões externas compactas e características de condução apelativas a proporcionar um bom desempenho na estrada.

Em paralelo, o Audi 50 serviu de modelo para o VW Polo, praticamente idêntico em termos estruturais, e que viria a ser lançado sete meses depois, aproveitando as sinergias dentro do Grupo Volkswagen, já então uma receita de sucesso. Destinava-se a ser moderno e versátil, e – tal como a sua denominação numérica fazia antever – a completar a gama de modelos do Audi 80 e Audi 100 no extremo inferior.

O projecto foi iniciado em 1970 pelos engenheiros da Audi NSU Auto Union AG, liderados pelo director técnico Ludwig Kraus, e que procuravam um sucessor para o modelo NSU, que via a sua produção aproximar-se do fim. Como ponto central, o mantra “Um carro contemporâneo deve ter o tamanho certo para as exigências de hoje”, serviu de manifesto de design para o Audi 50, com a chave para o sucesso a residir no motor transversal. Tudo isto permitiu aos engenheiros de Ingolstadt criar um automóvel com um interior relativamente espaçoso, apesar do seu comprimento total ser de apenas 3,49 metros.

Foram lançadas duas versões do “mini Audi”, que pesava apenas 685 quilogramas: o Audi 50 LS com 50 cavalos de potência e o Audi 50 GL com 60 cavalos, ambos com motores de 1,1 litros. O primeiro atingia uma velocidade máxima de 142 km/h, enquanto o Audi 50 GL alcançava os 152 km/h. A versão de 50cv usava gasolina normal, mas a mais potente necessitava de gasolina super. Em 1977, esta última variante foi substituída por um motor de 1.300cc recém-desenvolvido, que funcionava já com gasolina normal. A responsabilidade pelo design do Audi 50 foi confiada a Hartmut Warkuß, que anteriormente tinha projectado o Audi 80, e que com o 50 criou uma forma delicada e intemporal em torno do pacote construído por Ludwig Kraus.

A equipa de Ingolstadt apresentou o Audi 50 à imprensa internacional na Sardenha no Verão de 1974, com os primeiros exemplares a chegar aos concessionários pela primeira vez a 26 de Outubro. Planeado e desenvolvido inicialmente em Neckarsulm e posteriormente no Desenvolvimento Técnico de Ingolstadt, seria construído na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg.

Até 31 de Março de 1975 saíram 43 002 modelos do Audi 50 das linhas de montagem em Wolfsburg , momento em que começou a produção do VW Polo praticamente idêntico em termos estruturais. A produção do Audi 50 cessaria no Verão de 1978, atingindo um total de 180 828 exemplares. A partir daí, a Audi concentrar-se-ia nos automóveis de de gama média e alta.

Mesmo que o Audi 50 tenha florescido apenas durante alguns anos, estabeleceu o segmento de automóveis utilitários no seio Grupo Volkswagen, com milhões de VW Polos a serem subsequentemente construídos ao longo das suas várias gerações desde então.

Fonte: Audi

A242035_web_640
A242040_web_960
A242038_web_640
A242036_web_640Audi Kalender 2009
A242039_web_960