Disponível com sistema de tração integral M xDrive, este modelo combina prazer de condução com performance de luxo, de acordo com a marca alemã, que voltou a recorrer a um tejadilho de nova conceção, que combina lona com uma estrutura metálica para assim incrementar a sua rigidez e segurança geral. O revestimento de cobertura é 40% mais leve do que o do modelo precedente, enquanto a bagageira é 80 litros maior. O teto pode ser aberto ou fechado em apenas 18 segundos, mesmo a baixas velocidades.
Por outro lado, se a traseira é o elemento mais distintivo, outras características revelam a sua identidade, como a grande grelha dianteira ‘M’, entradas de ar de maiores dimensões para o motor e travões ou as cavas das rodas volumosas a par de ‘guelras’ laterais também em grande destaque. O sistema de escape revela duas ponteiras de escape duplas integradas no difusor (com ‘flaps’ controlados eletronicamente para variar a sonoridade). Para compor o exterior, a marca disponibiliza um conjunto de peças opcionais em carbono BMW M Performance Parts.
No motor, o bloco 3.0 de seis cilindros em linha M TwinPower Turbo obtém mais 60 CV face ao antecessor, com componentes desenvolvidos diretamente do mundo da competição, como a tecnologia de injeção direta. Além dos 510 CV de potência, este modelo debita ainda 650 Nm de binário máximo, com sistemas de refrigeração do motor especialmente desenvolvidos para lidar com a maior exigência de ritmos. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,7 segundos, com uma velocidade máxima de 250 km/h limitadas eletronicamente (ou 280 km/h com o opcional M Driver’s Package).
O motor está associado a uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades com patilhas no volante e sistema Drivelogic, oferecendo três programas distintos para as trocas de caixa, ao passo que o sistema de tração integral xDrive beneficia de diferencial M Ativo desenvolvido para incrementar a tração. Embora tenha tração às quatro rodas, a predileção faz-se ao eixo traseiro, dispondo o condutor de diferentes modos à escolha – 4WD, 4WD Sport e 2WD, com o controlo de estabilidade desativado.
O chassis também foi afinado especificamente nesta variante, com suspensão evoluída adaptativa para controlo dos movimentos da carroçaria e geometrias específicas da suspensão. O sistema de controlo de estabilidade (DSC) foi desenvolvido com o intuito de elevar o dinamismo, com modo M Dynamic a ser o mais extremo. No mundo dos opcionais, o cliente pode optar pelo M Drive Professional, que inclui tecnologia M Traction Control com dez estágios de acerto para manter a patinagem das rodas sob controlo. O sistema de travagem desportivo M Compound pode ser substituído pelos discos M Carbon opcionais. Já as jantes são de 19 polegadas à frente e de 20 polegadas atrás.A estrutura e os pontos de conexão no chassis foram reforçados, com uma elevada rigidez torsional, incluindo por exemplo uma subestrutura inferior no eixo dianteiro com um painel em alumínio e uma outra subestrutura traseira com conexão rígida à carroçaria.
O novo modelo chegará aos mercados no verão, esperando-se as primeiras entregas para junho.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
