A moda revivalista chegou também às motos, com a BMW a possibilitar a criação de uma versão ‘retro’ da R 18, com um formato exterior único, não faltando mesmo uma grelha de grandes dimensões como as atualmente usadas pelos automóveis da BMW.

A ‘Spirit of Passion’ foi concebida numa parceria entre a Kingston Custom e a marca alemã, com Dirk Oehlerking a assumir o comando no processo de desenho desta versão, que é a segunda na série ‘SoulFuel’, a qual põe em foco a cooperação entre a BMW Motorrad e casas selecionadas de personalização.

Seguindo-se à anterior criação, a ‘Blechmann’, criada por Bernhard Naumann, esta moto resulta da competência da Kingston Custom, conhecida pela sua abordagem mais extrema na personalização. Porém, Oehlerking diz que manteve a mecânica e a estrutura do quadro, “que é tão sofisticado que nada teve de ser mudado”.

A carroçaria tem acabamento personalizado, o mesmo se aplicando nos punhos e nos para-lamas. Os indicadores de mudança de direção também foram alterados, enquanto a iluminação dianteira tem tecnologia LED. Outros detalhes foram alterados com vista à apresentação de uma moto única, pensada para criar uma ligação emocional.

Por seu turno, a própria BMW R 18 original é já uma homenagem às motos mais clássicas, com referências históricas, nomeadamente à BMW R 5, focando-se no essencial de uma moto, ou seja, nas sensações puras e sem constrangimentos tecnológicos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.