A BYD anunciou a superação da fasquia dos cinco milhões de automóveis elétricos (entre 100% elétricos e híbridos plug-in) produzidos, declarando ser a primeira marca a consegui-lo a nível mundial.

A marca chinesa de automóveis demorou 13 anos a alcançar a produção do primeiro milhão de veículos movidos a novas energias, mas o crescimento tem sido exponencial depois disso. Demorou mais 18 meses para atingir os três milhões e, atualmente, surpreendentemente, apenas mais nove meses para atingir a marca dos cinco milhões. Em 2022, os novos veículos elétricos (BEV e PHEV) da BYD registaram um crescimento notável, com um total de vendas superior a 1.86 milhões.

Este ritmo de crescimento mantém-se em 2023, com a expansão do negócio para novos mercados na Europa, com a empresa a atingir um impressionante volume de vendas acumulado de 1.5 milhões de unidades de janeiro a julho, incluindo já as mais de 92.000 unidades vendidas internacionalmente que superaram o total de vendas do ano de 2022.

“O dia de hoje marca um momento histórico para a BYD”, afirmou Wang Chuanfu, Presidente do Conselho de Administração e Presidente da BYD, na cerimónia de celebração deste marco, realizada na sede global da empresa. “Nesta ocasião especial, gostaríamos de estender a nossa sincera gratidão aos nossos clientes em todo o mundo pela sua confiança nos nossos produtos, aos nossos parceiros na indústria por esta viagem partilhada em conjunto, e a cada um dos nossos funcionários cujo trabalho árduo e dedicação tornaram este marco possível”.

A BYD tem vindo a expandir ativamente a sua presença global desde 2010, introduzindo estrategicamente novos autocarros e táxis elétricos (BEV e PHEV) contribuindo para a eletrificação dos transportes públicos. Em julho de 2023, a BYD anunciou planos para três novas fábricas no Brasil, reforçando o seu papel de potência na indústria automóvel.

Desde a sua fundação em 1995, a BYD tem estado na vanguarda dos avanços tecnológicos, desenvolvendo os seus próprios packs de baterias (a Blade Battery), plataformas (a ePlatform 3.0 e a e4 Platform) e sistemas de gestão eletrónica e de conectividade, como o DiSus Intelligent Body Control System. Em 2022, a BYD investiu mais de 2 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento, registando um aumento de 90,31% em relação ao ano anterior.

A BYD assegura que manter-se-á fiel ao seu compromisso sustentável através de novas experiências de mobilidade a cada vez mais clientes em todo o mundo, acelerando a transição para um futuro mais sustentável e contribuindo para a sua visão de arrefecer o planeta em 1°C.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.