A Volvo apresentou o C40 Recharge, que se junta ao XC40 Recharge na ofensiva da marca sueca em matéria de mobilidade elétrica no percurso rumo à total eletrificação em 2030. O C40 Recharge será o primeiro modelo 100% elétrico da Volvo a ser comercializado unicamente online.

Embora com muitas ideias partilhadas com o XC40 Recharge, o modelo hoje apresentado apresenta-se como um crossover mais compacto e aerodinâmico, sendo ligeiramente mais baixo e mais elegante, tendo sido o primeiro modelo da história da Volvo desenvolvido de raiz para a mobilidade elétrica com base na plataforma CMA.

Esteticamente, a grande diferença está na secção traseira, com uma filosofia mais coupé, enquanto na dianteira a iluminação com tecnologia ‘pixel’ acentua um visual mais moderno. No interior, o C40 Recharge apresenta uma posição de condução elevada, em linha com as preferências atuais da maioria dos condutores. Este modelo terá disponíveis uma série de cores e de opções de decoração que serão exclusivas e será mesmo o primeiro automóvel da marca sem qualquer componente em couro.

Tecnologicamente, o novo C40 Recharge contará com um novo sistema de infoentretenimento, tendo sido desenvolvido em conjunto com a Google com base no sistema operativo Android. Nos mercados onde vai estar disponível, irá oferecer aos condutores as aplicações da Google e os vários serviços integrados, como o Google Maps, o Google Assistant e a Google Play Store. Os diversos sistemas poderão ser atualizados remotamente e sem fios (‘Over-The-Air’).

O sistema motriz estará a cargo de dois motores elétricos de 150 kW cada, para uma potência combinada de 300 kW (408 CV), situados nos eixos dianteiro e traseiro. Com 660 Nm de binário máximo (330 Nm de cada motor), as prestações também impressionam, acelerando dos zero aos 100 km/h em 4,9 segundos, para uma velocidade máxima limitada de 180 km/h.

A capacidade nominal das baterias é de 78 kWh 75 kWh úteis) e será capaz de carregar 80% em cerca de 40 minutos com uma carga DC de 150 kW. A 11 kW, a carga completa leva oito horas. O C40 Recharge oferece uma autonomia de 420 quilómetros em ciclo WLTP, com a Volvo a explicar que também deverá melhorar ao longo do tempo através das atualizações de software ‘over-the-air’

Ao adquirir o automóvel online, o cliente comprará também diversos serviços associados, como a manutenção, garantia, assistência em viagem, seguro e opções de carregamento doméstico. Porém, esta opção deverá estar dependente da adaptação a cada mercado, uma vez que a questão dos seguros, por exemplo, tem de ser trabalhada em cada país.

O esforço evidenciado com o C40 Recharge na área da eletrificação é sustentado pela ideia de que, até 2025, um total de 50% das suas vendas mundiais consista em automóveis 100% elétricos, com a restante quota a ser preenchida por modelos híbridos. Em 2030, cada novo automóvel vendido, deverá ser exclusivamente elétrico.

Nos próximos anos, a Volvo Cars irá apresentar vários modelos elétricos, estando ainda uma nova vaga de lançamentos prevista para os anos entre 2025 e 2030. que pretende ser em 2040, uma empresa com impacto climático neutro.

De acordo com Henrik Green, responsável tecnológico da Volvo Cars, “o C40 Recharge representa o futuro da Volvo e mostra a direção que pretendemos seguir. É puramente elétrico, a aquisição será feita apenas online através de um pack de serviços conveniente e estará disponível para rápida entrega. Conduzir um Volvo nunca foi tão aliciante”.

Este modelo tem início de produção prevista para o outono de 2021 e será fabricado, à imagem do XC40 Recharge, na fábrica belga de Gent.

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