A Audi A6 Avant também passará em breve a contar com uma versão híbrida plug-in com zero emissões por cerca de 50 quilómetros. A carrinha da marca alemã estará disponível na segunda metade de 2020 em Portugal.

Dando continuidade à forte ofensiva da Audi no âmbito da eletrificação, a aposta seguinte é a A6 Avant 55 TFSIe quattro, que combina prestações elevadas, com consumo reduzido e versatilidade de funcionamento sem emissões de gases.

Combinando um motor 2.0 TFSI com 252 CV a um motor elétrico de 105 kW de potência e 350 Nm de binário, o valor total de potência é de 367 CV (270 kW), enquanto o binário máximo acende aos 500 Nm às 1250 rpm. O consumo anunciado é de 1,9-2,1 l/100 km em ciclo WLTP enquanto o valor de emissões CO2 varia entre os 44 e os 48 g/km. Estas variações dependem do equipamento montado nas unidades.

A caixa de velocidades é automática de sete velocidades S tronic, que faz uso da tecnologia de eficiência ultra da Audi para transerir a potência do conjunto para os dois eixos (tração quattro).

Já a autonomia elétrica desta A6 Avant é ligeiramente superior a 50 quilómetros (51, com exatidão).

Em termos de prestações, esta Audi pode acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a 250 km/h. No modo elétrico, esse limite é de 130 km/h para proteger a autonomia da bateria de iões de lítio com uma capacidade de 14.1 kWh. O consumo energético anunciado é de 17.6-18.1 kWh/100 km. Na hora de ligar à tomada, com um cabo de Tipo 3, os clientes podem ligar a carrinha a um posto público com o carregamento a fazer-se até aos 7.4 kW, o que recarrega a bateria em cerca de 2.5 horas.

Gestão automática da autonomia

Um dos conceitos aventados pela Audi para esta carrinha é o de gestão automática da carga da bateria, havendo quando possível primazia ao modo elétrico. Porém, há três modos de utilização do conjunto à escolha do condutor: ‘EV’ para condução 100% elétrica, ‘Hybrid’ para uso misto e’Hold’, que reserva a carga na bateria para uma utilização posterior, por exemplo, em cidade. No modo ‘Hybrid’, é então utilizado um conceito de operação preditiva que assegura eficiência máxima quando possível, permitindo que a maior parte do percurso possa ser feita sem emissões, ao mesmo tempo que recarrega a bateria utilizando o motor de combustão quando possível.

Para tal, recorre aos dados da navegação, trânsito ou estilo de condução, aliados aos dados recolhidos pelos sensores de câmara e radar. O universo integrado de aplicações da Audi está disponível para este modelo, com a aplicação ‘myAudi ‘ a permitir gerir parâmetros como a climatização à distância (recorrendo a bomba de calor que aproveita o calor dos componentes do sistema elétrico de alta voltagem).

A colocação da bateria na secção traseira retira, porém, alguma versatilidade à carrinha, uma vez que o volume de carga baixa para 405 litros, embora o piso de carga seja plano. Baixando as costas dos bancos traseiros, a capacidade aumenta para mais expressivos 1535 litros.

O equipamento associado a esta versão é mais desportivo, graças ao pacote exterior S line, com elementos em preto, como as capas dos espelhos retrovisores, e vidros escurecidos também de série. Além disso, disporá de faróis Matrix LED, bancos desportivos, ar condicionado de quatro zonas, Audi virtual cockpit com ecrã de 12.3 polegadas, suspensão desportiva, jantes de 19 polegadas e pinças dos travões em vermelho.

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