Eis o primeiro dos modelos de nova geração ‘made in Mangualde’. O novo Citroën Berlingo tem o condão de replicar no conceito MPV o formato mini-SUV que tanto tem caracterizado a gama da marca gaulesa nos últimos tempos.

Embebendo apontamentos estilísticos dos C3 Aircross e C4 Cactus, o novo modelo da Citroën volta a contar com desenho dos faróis bipartido na dianteira, além de proteções inferiores dos para-choques em negro para um visual mais robusto.

A sua base é a plataforma EMP2 utilizada pelo Grupo PSA noutros modelos da companhia, mas aqui com algumas alterações para se adaptar ao formato comercial/MPV (no caso da versão de passageiros), sendo que a mais relevante é aquela que lhe permite funcionar como plataforma ‘mista’ ao combinar a do anterior Berlingo para a secção posterior. Esta conceção permite-lhe receber as mais recentes tecnologias de motorização e de segurança, mantendo porém a versatilidade de soluções de carga e de habitabilidade na zona traseira da carroçaria. Isso permite, também, manter o peso contido e manter a largura das vias.

A este respeito, o novo Berlingo oferece dois comprimentos – M e XL –, o primeiro dos quais com 4,40 m e o segundo com 4,75 m, podendo dispor de cinco ou de sete lugares individuais. As portas laterais traseiras são deslizantes, facilitando processos de carga, descarga e de acesso/saída, enquanto a capacidade da mala varia entre os 775 litros e os 1050 litros.

Motores de nova fase

Quanto à gama de motores, este Citroën tem ao dispor sete versões distintas dos 1.2 PureTech a gasolina e 1.5 BlueHDi, com potências que variam entre os 75 CV e os 130 CV. Entre as opções a gasolina, a marca apresenta variantes de 110 CV e de 130 CV com caixa automática EAT8 ou manual, enquanto a oferta Diesel assenta sobre os motores BlueHDi de 75 CV, 100 CV e de 130 CV (sendo que a motorização de 100 CV está disponível com e sem sistema Start-Stop), também com caixas manuais ou automáticas EAT8.

Dispõe, além disso, de amplas possibilidades de personalização no exterior e interior, diferenciando os modelos entre si, e uma série de tecnologias e sistemas de destaque, como o head-up display a cores ou o sistema de câmaras de visão 360º, a que se junta a tecnologia de motricidade adaptada Grip Control com assistente de descidas íngremes.

A apresentação oficial terá lugar no Salão de Genebra, estando a sua chegada aos concessionários prevista para o início do segundo semestre. Falta ainda conhecer os outros dois modelos de génese lusitana (e espanhola, uma vez que também serão produzidos em Vigo), nas formas do Peugeot e Opel.

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