Tendo em curso um plano rápido de eletrificação da sua gama, a Honda conta ter todos os seus modelos com algum nível de sistema eletrificado em 2022. De fora dessa batalha contra as emissões deverá ficar o novo Civic Type R, que se assumirá como o bastião dos últimos modelos com motor de combustão interna.

Aquando do evento de apresentação internacional do Honda e, realizado no início de 2020, um dos responsáveis da marca havia garantido que toda gama europeia generalista (o termo usado foi ‘mainstream’, que tem tradução difícil) seria eletrificada em 2022, dando assim cumprimento a um objetivo de eletrificação acelerado. No entanto, em aberto tinha ficado a possibilidade de o Type R, não sendo propriamente um modelo generalista, continuar a recorrer a um motor de combustão interna unicamente.

Agora, de acordo com a revista britânica Autocar, o Civic Type R será mesmo vendido apenas com um motor de combustão interna – potencialmente uma evolução do atual 2.0 i-VTEC de 320 CV de potência. Mas, além disso, o Type R irá marcar também o fim de uma era, já que esse modelo deverá ser o último carro alimentado exclusivamente com um motor de combustão interna na Europa.

O que quer dizer que, o Civic de 11a geração terá uma gama completamente eletrificada, como será o caso já este ano com o surgimento do novo HR-V, que dará uma ideia muito precisa do que se irá passar com a nova gama do compacto. Escapará, porém, a versão Type R, que os responsáveis da Honda querem manter como um produto para puristas, mesmo sabendo que será um produto de nicho num mercado cada vez mais orientado para os híbridos e elétricos.

Por outro lado, a Honda poderá compensar o impacto das suas emissões de dióxido de carbono (CO2) com a venda de cada vez mais modelos eletrificados e de baixas emissões, sendo esse o único caminho viável para a existência de um Civic Type R alimentado unicamente com mecânica a gasolina.