A solução de volante encontrada pela Tesla para os seus novos Model S e Model X, com um formato retangular (denominado ‘yoke’ localmente), está longe de ser consensual. No seu mais recente contacto com os modelos da marca de automóveis elétricos, a Consumer Reports, associação de defesa do consumidor dos Estados Unidos da América, foi particularmente crítica para com o conceito escolhido para controlar o veículo.

Ao longo da duração do ensaio, a Consumer Reports revela que dez dos membros da sua equipa de ensaios mostraram dificuldades para segurar o volante de forma segura durante as manobras. A ausência da parte superior do volante e o facto de a base ser muito extensa tornaram as manobras e as curvas mais complicadas de efetuar. Noutra queixa partilhada pelos condutores, o próprio formato resultou na dificuldade para se encontrar um ponto de descanso para evitar dores de cansaço nos braços e mãos.

O rol de insatisfação da Consumer Reports estende-se ainda com a passagem para o volante de comandos usualmente presentes nas hastes por detrás, como os indicadores de mudança de direção ou iluminação de máximos, sendo acionados a partir de superfícies táteis. Os condutores queixaram-se de terem tocado inadvertidamente nesses comandos táteis, acionando-os indevidamente.

Pelo lado positivo, os ensaiadores da Consumer Reports encontraram apenas o facto de a ausência de um aro superior permitir visibilidade desobstruída do painel de instrumentos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.