Dacia Duster com novo motor de conquista

03/08/2019

O Dacia Duster vai contar com uma nova opção para a sua gama de motorizações, na forma de uma nova unidade TCe a gasolina de 100 CV, cuja estreia no seio do Grupo Renault acontece no novo Clio.

Dando continuidade ao seu esforço de renovação da gama de motores a gasolina, o TCe 100 junta-se ao TCe de 130 CV já disponível na marca romena, sendo proposto como um motor mais acessível, mas também agradável na condução.

Com 999 cc de cilindrada, três cilindros, injeção indireta e sobrealimentação por turbocompressor, desenvolve uma potência máxima de 100 CV e um binário máximo de 160 Nm, apresentando uma configuração compacta e ligeira, fruto de um desenvolvimento com recurso à implementação das tecnologias mais recentes.

A adoção de um turbocompressor de geometria eletronicamente variável, de um coletor de escape parcialmente integrado na cabeça dos cilindros, de duplas válvulas de admissão variáveis e do revestimento dos cilindros “Bore Spray Coating” (eficaz na redução do atrito e da otimização da transferência de calor) são apontados como elementos distintivos desta nova mecânica a gasolina, que estará acoplada a uma caixa manual de cinco velocidades.

O novo Duster TCe 100 estará disponível, em Portugal, no outono, com preços a anunciar brevemente. No início de 2020 o motor TCe 100 estará também disponível na configuração bi-fuel (gasolina-GPL)

Ficha Técnica
Dacia Duster TCe 100
Motor: Gasolina, 999 cc, 3 cilindros em linha, turbo, intercooler
Potência: 100 CV às 5000 rpm
Binário Máximo: 160 Nm às 2750 rpm
Consumos em ciclo combinado (WLTP): 6,2-6,8 l/100 km
Emissões Co2: 140-154 g/km
Velocidade Máxima: 168 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 12,5s
Transmissão: Dianteira, caixa manual de 5 velocidades

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.