Com a Hyundai atenta ao segmento dos modelos desportivos, a gama ‘N’ desportiva da marca coreana cresce com a revelação do i20 N, que tem inspiração clara no i20 Coupe WRC que também se apresta a conhecer uma nova geração. Com um visual mais agressivo pensado para se diferenciar da versão mais ‘pacata’ e potenciar a performance, este i20 mais desportivo será proposto como a versão de topo da gama.
A sua identidade não foge daquilo que é conhecido de outros modelos da marca, com a linha de design ‘Sensuous Sportiness’ para criar uma ligação emocional com o condutor, embora talhada por linhas mais aerodinâmicas e estilo dinâmico, com uma redução da altura ao solo em 10 mm e outros elementos específicos, como o para-choques dianteiro com uma entrada de ar de grandes dimensões ou o difusor traseiro.
Também na traseira, destaque para um spoiler superior de maiores dimensões para manter a estabilidade a velocidades mais altas. Tal como nos i30 N e i30 N Fastback, também o farolim de nevoeiro traseiro tem um um formato triangular.
A tecnologia LED surge nos dois grupos óticos e as laterais são agraciadas por jantes de 18 polegadas (com pneus 215/40 R18 Pirelli P-Zero específicos) com acabamento cinzento matizado e maxilas dos travões ‘N’. Este desportivo terá uma escolha de seis cores exteriores, incluindo a já conhecida N Performance Blue, uma tonalidade azul exclusiva para os modelos da linha ‘N’. O tejadilho pode ser pintado em cor contrastante.
Interior com sensação desportivaNo habitáculo, a receita escolhida foi também para tornar a aparência mais desportiva, com bancos dianteiros específicos para a versão, com encosto de cabeça integrado, além de volante e alavanca da caixa de velocidades também únicos da versão ‘N’. Com uma tonalidade dominante em preto, o contraste é feito com a cor azul Performance Blue.
Chassis reforçado
O chassis foi reforçado em 12 pontos distintos para assegurar um compromisso dinâmico mais aguerrido, mas também mais versatilidade em diferentes tipos de uso. A suspensão foi também reforçada, além de contar com um ajuste diferente, destacando-se pelo camber aumentado para melhor aderência e cinco pontos de fixação para a roda, bem como uma nova barra estabilizadora, novas molas e novos amortecedores. Na traseira, o eixo de torsão é também trabalhado para uma dinâmica mais desportiva, com maior rigidez. Os discos de travão têm um diâmetro 40 mm maior face a um i20 convencional.
Motorização intensa
O motor conta com um sistema de sobrealimentação exclusivo e um novo sistema de controlo variável das válvulas (CVVD) para otimização das prestações e da eficiência (conseguindo uma melhoria de 3%). A caixa manual de seis velocidades foi igualmente refinada para utilização no i20 N, permitindo maior resistência ao desgaste e uma função de controlo de partida. Além de tudo isto, o i20 N pode ainda ser equiapdo com um diferencial autoblocante mecânico (m-LSD) específico para o modelo para otimização da tração entre as duas rodas dianteiras em curva. Recorde-se que este Hyundai será disponibilizado apenas com tração dianteira.
Como não poderia deixar de ser, os modos de condução estão disponíveis: ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Sport’, ‘N’ e ‘N Custom’ (personalizável), sendo o modo de condução ‘N’ aquele que permite condução mais agressiva. Os modos atuam na gestão do motor, controlo de estabilidade, sonoridade do escape e direção para uma experiência diferenciada entre cada tipo de utilização. No modo personalizável, o condutor pode variar as suas preferências através de um diagrama em formato de teia de aranha. O controlo de estabilidade é ajustável em três níveis, desde o mais regrado ‘On’, ao mais desportivo ‘Sport’, possibilitando ainda a sua desativação por completo.
A sincronização de mudanças quando o condutor efetua uma passagem de caixa é igualmente uma funcionalidade do i20 N, permitindo reduções de caixa mais suaves ou desportivas, dependendo do modo de condução.
O novo Hyundai i20 N chegará aos mercados europeus na primeira metade de 2020, com preços a divulgar oportunamente.
Dimensões 4075 x 1750 x 1440 mm
Distância entre eixos 2580 mm
Motor Gamma II 1.6-litre T-GDi
Transmissão Caixa manual de 6 vel., tração dianteira
Peso 1190 kg
Potência (CV)/Binário (Nm) 204/275
Velocidade máxima 230 km/h
Aceleração 0-100 km/h 6,7s
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.


