Um SUV direcionado para as necessidades dos clientes modernos e mais jovens. Eis a forma como a Honda descreve o processo de desenvolvimento do novo HR-V a lançar ainda este ano na Europa, apenas com motorizações híbridas ao abrigo da estratégia e:HEV.

Revelado em fevereiro, o novo SUV da marca nipónica distancia-se do design oferecido no atual HR-V, bastante mais angular, preferindo um modelo mais ‘limpo’ em termos de formas e com uma pose robusta e ativa que, de acordo com a Honda, promete mostrar-se “um produto de consumo que deve apelar através de desejo, funcionalidade e utilidade”.

A Honda começou por se concentrar no seu princípio ‘Man-Maximum, Machine-Minimum’ (‘Homem ao Máximo, Máquina ao Mínimo’, em tradução livre) para o desenho, defendendo que a tecnologia e o design devem servir as necessidades do condutor e dos passageiros, pelo que se procurou obter uma simplificação estética e compactação eficiente de todos os componentes híbridos.

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O tanque de combustível posicionado no centro permite libertar espaço no habitáculo e manter o conceito de bancos traseiros ‘mágicos’, permitindo que quatro adultos viajem de forma cómoda, com ergonomia correta.

“No desenvolvimento do HR-V, levámos a cabo discussões de grupo com pessoas de diversos campos e experiências, em todas as faixas etárias e géneros. Construindo o carro de raiz, o HR-V adiciona elementos que trazem divertimento e satisfação a todos os passageiros. Procurámos aumentar e não reprimir as opiniões das pessoas ou a sua individualidade e criar um carro que permitisse a todos desfrutarem dos seus estilos de vida”, refere o líder do projeto, Kojiro Okabe.

Entre os elementos funcionais está, por exemplo, a colocação do plano de carga da bagageira numa posição mais baixa, apesar do conceito de tejadilho quase coupé.

Por dentro, as janelas foram pensadas para deixarem entrar o máximo de luminosidade possível, ao mesmo tempo melhorando a visibilidade, com o tablier a revelar linhas horizontais para uma melhor visibilidade do condutor. A sensação de ‘espaço’, procurada pela Honda, é complementada pelas saídas de climatização em ‘L’ nos cantos do tablier que, em vez de enviar o ar frio para os ocupantes, por vezes criando desconforto, orienta o fluxo de ar junto às janelas e pelo para-brisas rumo ao tejadilho, criando um vórtice acima dos ocupantes, tornando o ambiente no habitáculo mais confortável.

Os comandos foram simplificados e estão mais perto do campo de visão do condutor, sendo mais fáceis de aceder, logo, mais seguros.

Nos lugares traseiros, a marca japonesa destaca que o novo HR-V irá oferecer mais espaço para as pernas dos passageiros, mesmo com dimensões exteriores semelhantes às do atual modelo, o mesmo sucedendo com a largura de ombros.

Ainda nada é referido quanto aos detalhes técnicos do novo SUV da Honda, sabendo-se unicamente que terá uma versão do sistema i-MMD estreada no CR-V e aplicada, no ano passado, também no Jazz de nova geração, aqui com 109 CV de potência total.

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