Apresentado como o melhor de três mundos, o iX M60 combina a sustentabilidade com a imagem poderosa de um Sports Activity Vehicle (a denominação preferida pela BMW para adjetivar os seus SUV) e características de condução superiores numa fusão dos modelos BMW i, BMW X e BMW M GmbH.
As competências de performance, eficiência e autonomia também beneficiam de propriedades aerodinâmicas mais elaboradas, com um coeficiente de arrasto de 0.26 Cd no modo de condução ‘Sport’. A bateria de alta voltagem está situada no piso do modelo, baixando o centro de gravidade e melhorando a sua agilidade dinâmica. A marca bávara assegura que as características de performance desta versão do iX se focaram não só na aceleração mais espontânea, mas também no comportamento.
Com dois motores elétricos, este novo topo de gama conta com uma potência máxima de 455 kW/619 CV e um binário nominal de 1015 Nm que pode chegar aos 1100 Nm no modo ‘Sport’ quando ativado o sistema de arranque Launch Control.
A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,8 segundos, com a transmissão da potência ao asfalto a fazer-se através de um sistema de tração integral, podendo atingir os 250 km/h de velocidade máxima.
O consumo energético varia, de acordo com os dados da BMW, entre os 21.7 e os 24.7 kWh/100 km, permitindo uma autonomia de 566 quilómetros. Entre as características técnicas do iX M60, destaque para o controlador de patinamento das rodas e para a afinação específica da suspensão pneumática pela divisão M Performance com nivelamento automático.A sua eficiência destaca-se também por receber nova tecnologia de carregamento e das células, com uma autonomia até 575 quilómetros. A bateria tem uma capacidade ‘bruta’ de 111.5 kWh, com possibilidade de carregamento máximo em AC até 11 kW e em DC até 200 kW. Desta forma, dez minutos de ligação num posto rápido garantem-lhe até 150 minutos de alcance suplementar.
Esta versão desportiva recorre ainda a direção integral ativa com viragem das rodas traseiras, barras estabilizadoras traseiras específicas, sistema de travagem reforçado e jantes aerodinâmicas de 21 polegadas como elementos de série.
Tendo por base a nova plataforma modular elétrica, que permite avanços na vertente motriz, tecnológica e na conectividade, o novo iX M60 oferece uma ampla série de serviços associados e sistemas de assistência à condução, com uma nova geração de sensores, processadores e software para monitorizar a condução, incluindo também futura adequação a funcionalidades de condução autónoma.
Nota ainda para a utilização de materiais mais sustentáveis na conceção e produção, com recurso a uma estrutura em alumínio, a que se juntam ainda painéis estruturais em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) como o tejadilho, laterais e secção traseira, incrementando a rigidez total.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
