Esta ação está a percorrer toda a Península Ibérica em dez dias com o modelo totalmente elétrico da Porsche, tendo como finalidade converter em quilogramas de alimentos os cerca de 4.000 quilómetros que serão percorridos.
A aventura elétrica solidária Taycan Electrotour principiou na segunda-feira, dia 19 de outubro, às 10:00h da manhã locais, no Centro Porsche Barcelona. Dali, os participantes dirigiram-se até ao concessionário de Girona, de onde partiram nessa mesma tarde rumo a Saragoça. Pamplona, Bilbao, Oviedo, Corunha e Vigo completaram os primeiros dias da rota por território espanhol.
Esta sexta-feira, dia 23 de outubro, o Taycan e a caravana que o acompanha está previsto entrarem em Portugal, onde visitarão os Centros Porsche de Braga, Porto, Leiria, Lisboa e Faro, para cruzar de novo a fronteira na quarta-feira, dia 27, a caminho do Centro Porsche Sevilha.
Nos dias seguintes, a Electrotour visitará Marbella, Múrcia, Alicante e Valência, para terminar na sexta-feira, dia 30 de outubro, na capital espanhola.
No total, estima-se que o gasto energético seja de 1.244 kW, que se irá reabastecendo tanto nos Centros Porsche como nas estações públicas de carga existentes ao longo da rota.
A quantidade de comida obtida ao converter o número de quilómetros percorridos em quilogramas de alimentos poderá ser transformada em cerca de 20.000 refeições graças à intervenção da Rede de Emergência Alimentar e à sua homónima espanhola (FESBAL), encarregadas de gerir os recursos conseguidos.
Os acordos que estas instituições sem fins lucrativos possuem com produtores e distribuidores tornam possível obter um quilograma de alimentos básicos como arroz, legumes secos ou leite com cada euro conseguido.
NA “TAYCAN ELECTROTOUR” ESTÃO ENVOLVIDOS TODOS OS CENTROS PORSCHE DE PORTUGAL E ESPANHA, A PARTIR DOS QUAIS SE INICIAM E FINALIZAM AS DISTINTAS ETAPAS QUE COMPÕEM O PERCURSO.
A unidade do Porsche Taycan que irá percorrer toda a Península Ibérica conta com uma decoração especial comemorativa e será conduzida por diferentes personalidades em cada uma das secções da viagem.
“Depois de uma primeira ajuda direta e imediata dada pela Porsche Ibérica logo que se desencadeou a pandemia, que consistiu na entrega de refeições preparadas nas instalações da empresa, rapidamente se decidiu atuar de forma mais contundente e global em colaboração com os Bancos Alimentares de Portugal e Espanha”, explica o construtor que reforça a ideia: “Primeiro definiu-se a criação do Porsche Compromisso Social (PCS), um novo ‘selo’ da marca que nasceu com o objetivo de identificar movimentos solidários com os quais colaborar diretamente. E, como primeiro projeto desta divisão, nasceu o Porsche SOMA, uma iniciativa que se desenvolve em três fases e que culminará com a Taycan Electrotour”.
A primeira fase consistiu num donativo direto de 30.000 euros que da Porsche Ibérica à Federación Española de Bancos de Alimentos.
Na segunda fase, a marca quis envolver também a sua rede de Centros Porsche de Portugal e Espanha, que acolheu a ideia com entusiasmo e se dedicou a obter o máximo partido possível do trabalho conjunto. Assim, durante os últimos meses, entre todos, conseguiram reunir 300.000 euros que doaram aos respetivos bancos alimentares locais.
A Porsche Ibérica estima que, com o conjunto de ações que está a realizar ao longo de 2020, conseguirá entregar cerca de 400.000 euros, uma quantidade que será transformada em centenas de milhares de refeições para ajudar ao sustento de muitas famílias.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.