Ampliando o seu leque de escolhas para os clientes abastados, a Ferrari revelou o 499P Modificata, uma versão do 499P criada unicamente para utilização nos eventos privados da marca italiana, ao abrigo do programa de desenvolvimento e de pilotagem da Ferrari. Diretamente derivado do 499P Hypercar que venceu a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans, o 399P Modificata pretende estabelecer um novo padrão nas emoções de pilotagem em pista.

Esta versão limitada criada unicamente para eventos não competitivos da Ferrari foi revelada durante as Finais Mundiais no Circuito de Mugello, em Itália, dirigindo-se a um grupo de clientes muito seleto que poderá assim pilotar o 499P Modificata sem as ‘amarras’ de regulamentos desportivos criados para equilibrarem o pelotão.

Entre as maiores alterações técnicas do 499P Modificata encontram-se o eixo elétrico e o sistema de tração integral que pode ser agora ativado mesmo a baixas velocidades, incluindo-se ainda uma função ‘push-to-pass’ que incrementa momentaneamente a potência disponível (120 kW), pneus especiais criados pela Pirelli e uma reconfiguração completa da suspensão, controlares eletrónicos e mapas de motor.

O 499P Modificata mantém o cockpit idêntico ao do modelo de competição, pelo que os utilizadores destas unidades especiais poderão sentir-se bastante próximos dos pilotos que competem no Mundial de Endurance (WEC), incluindo a prova de resistência de Le Mans, em França.

De acordo com a Ferrari, este é o modelo de carroçaria ‘fechada’ com maiores prestações alguma vez proposto para utilização em pista mas de forma não competitiva, ou seja, sem ser criado para qualquer competição. Os carros serão colocados em pista ao longo de 2024 num novo programa Sport Prototipi Cliente, que irá decorrer em simultâneo com o programa F1 Clienti, para os monolugares antigos da Fórmula 1.

Assim, o sistema híbrido combina o motor traseiro V6 cuja arquitetura é semelhante à do 296 GT3, mas completamente revisto pelos engenheiros para reduzir o seu peso e com soluções de prestações dedicadas. Em combinação com o motor elétrico de 200 kW/272 CV, diferencial e sistema de recuperação de energia (ERS), a potência total que o sistema pode oferecer é de 640 kW/870 CV. A completar o esquema técnico está uma caixa sequencial de sete velocidades.

O chassis com monocoque em fibra de carbono conta com soluções técnicas de ponta, como a suspensão push-rod ou o sistema de travagem sofisticado com tecnologia brake-by-wire, enquanto o motor de combustão tem também uma função estrutural ao estar integrado no chassis diretamente e não num sub-chassis.

Face ao 499P Hypercar, a ativação do eixo dianteiro elétrico pode fazer-se a velocidades inferiores aos 190 km/h, podendo assim beneficiar, efetivamente, de solução de tração integral quando quiser. Já o botão ‘Push-to-Pass’ prevê que condutor possa beneficiar de mais 120 kW/163 CV de potência durante uma período de tempo limitado (sete segundos), em adição aos 520 kW/707 CV de potência nominal, alcançando assim os tais 870 CV.

O custo previsto para este carro especial, com dois anos de participação na série de protótipos para clientes, é de 5.1 milhões de euros, sem impostos.

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