No ano passado, a divisão americana da BMW pôs em prática a ideia de taxar algumas funcionalidades dos seus veículos, como o caso dos bancos aquecidos, obrigando assim quem quisesse ter aquele sistema a pagar uma quantia mensalmente para o efeito.
Entre as críticas, muitos apontaram também o facto de o sistema já estar embutido no veículo desde o momento da produção, pelo que constituía um passo atrás na sustentabilidade, já que os clientes poderiam não usá-lo e, mesmo assim, carregar o peso suplementar do sistema.
Em declarações à Autocar, o responsável da BMW pela área da Venda e Marketing, Pieter Nota, clarificou a posição da marca alemã, admitindo que a estratégia seria abandonada nos moldes anteriores, sobretudo quando os sistemas já se encontram – desde a produção – incluídos no veículo. E aponta como justificação a “fraca aceitação dos clientes”.
“Estamos a focar-nos em funcionalidades ‘on demand’ no software e produtos relacionados com serviços, como são os casos de assistentes de condução e assistentes de estacionamento, que podem adicionar após a compra do carro, ou para certas funcionalidades que exijam transmissões de dados e que os consumidores estejam habituados a pagar”, é citado Nota no site da publicação britânica.
“Aquilo que já não fazemos – e é um exemplo bem conhecido – é oferecer bancos aquecidos desta forma. Ou está ou não está [no carro]. Oferecemo-lo de fábrica e, ou está instalado ou não está. Pensámos que estaríamos a fornecer um serviço suplementar ao cliente ao oferecer a possibilidade de o ativar depois, mas a aceitação não foi assim tão alta. As pessoas sentem que pagaram a duplicar – o que na verdade não está certo, mas eu sempre digo que a perceção é a realidade. Essa foi a razão por que parámos”, acrescentou.A solução de cobrar por funções básicas em termos de equipamento como os bancos aquecidos acabou também por gerar algumas piadas por parte de outros construtores, como a Dacia, que no seu espírito irreverente pôs em prática uma campanha que dava a hipótese aos condutores de outros carros de irem a um concessionário da marca romena para receberem uma botija de água quente…