Este Ferrari F50 tem uma história única e está à venda

06/08/2018

Poderá ser, de entre todos os F50 produzidos pela Ferrari, o mais desejado pelos colecionadores. À venda na Autosport Designs está o primeiro exemplar produzido em 1995 e que serviu para uma série de eventos e ações promocionais. O primeiro dos quais foi mesmo o da apresentação oficial, no Salão de Genebra de 1995.

O historial deste F50 é, com efeito, um dos mais interessantes de analisar por todos aqueles que apreciam modelos clássicos. Apresentado no certame helvético, o F50 destas imagens era já totalmente funcional, com todos os seus elementos mecânicos em estado operacional. De tal forma que o F50 já havia sido ensaiado de forma extensiva em sessões de testes na pista privada da Ferrari em Fiorano.

Não menos interessante foi o número e, sobretudo o nome, dos pilotos que assumiram o volante: Dario Benuzzi (piloto de testes da marca), Niki Lauda, Gerhard Berger ou Jean Alesi, estes dois pilotos da equipa de Fórmula 1. Mas, nos anos seguintes, de 1995 a 1997, acumulou ainda mais quilómetros em séries de cinco voltas a Fiorano com outros nomes sonantes, como Phill Hill ou Paul Frère. Ainda assim, o seu total de quilómetros é relativamente baixo: 2253 quilómetros. Baixíssimo para os cânones de um carro comum, mas nem tanto para um superdesportivo de exceção como era o F50, ‘herdeiro’ do F40.

Com o número de chassis #99999, este F50 teve ainda o condão de servir de ‘musa’ para muitos dos catálogos e dos livros da época, além de ter servido ainda de ‘modelo’ para as marcas de miniaturas como a Bburago, Maisto ou a Tamiya, as quais utilizaram este exemplar em específico para afinar as suas unidades, muitas delas hoje a embelezar estantes em muitas das casas em todo o mundo.

O F50 tem um historial bastante detalhado: depois de ter posado na Ferrari Galleria entre 1995 e 1997, recebeu um trabalho de restauro aprofundado em preparação para o seu primeiro proprietário oficial. Jacques Swaters recebeu o carro em 1998 e, cerca de uma década depois, foi vendido a um colecionador dos Estados Unidos da América que o apresentou em diversos concursos de carros clássicos e de elegância. Seguiram-se outros proprietários, o último dos quais das redondezas da Autosport Designs, voltando a estar agora à procura de um novo ‘dono’.

O preço não foi revelado, mas tratando-se de um modelo de produção limitada e com tamanha história, este F50 deverá contar com um preço acima do milhão de euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.