Família completa: Honda Civic Diesel com preços a partir dos 27.300€

10/04/2018

A família Civic fica completa com a chegada ao mercado nacional da versão 1.6 i-DTEC de 120 CV, com preços a partir dos 27.300€ na versão de base Comfort. Contudo, a Honda tem na calha uma proposta Diesel orientada apenas para as empresas, cujo preço ficará abaixo dos 25.000€.

O novo Civic recebe, por fim, a variante Diesel, quase um ano depois do lançamento do modelo de cinco portas com as respetivas motorizações a gasolina (1.0 e 1.5, ambos Turbo, com potências de 129 e de 182 CV, respetivamente). Para esta nova geração, a Honda não se limitou a pegar na unidade turbodiesel do anterior Civic e colocá-la na nova, como se poderia supor.

Na verdade, a Honda procedeu a um profundo trabalho de evolução do motor Diesel, passando a ter bloco e cabeça em alumínio, turbocompressor novo e mais eficiente e atrito reduzido, assim melhorando a sua eficácia e, da mesma forma, os níveis de aspereza e de ruído, que, note-se, estão muito bem contidos. A bordo, mal se nota que se trata de um Diesel, mesmo quando se progride com o motor para regimes mais altos de rotações.

Diesel ainda é aposta

Ainda que no mercado atual muito se fale da questão da aceitação dos Diesel, o mercado continua a ser muito recetivo a esta mecânica, sobretudo no segmento C, no qual se insere o popular modelo nipónico que leva já mais de 40 anos de história. Daí que a escolha pelo motor 1.6 i-DTEC, que há alguns anos estreou a linha Earth Dreams Technology, regressa, mas profundamente revisto de forma a adaptar-se a uma realidade mais apertada para os Diesel em termos de emissões poluentes.

Daí que, medido de acordo com as normas temporárias do WLTP (o novo regime de medições), o Civic 1.6 i-DTEC apresente um valor de emissões de 93 g/km de CO2 e um consumo médio de 3,5 l/100 km, um dos mais baixos de todo o mercado para modelos sem assistência elétrica. Isto para o compacto de cinco portas, porque o modelo de quatro portas, a berlina que também terá motor Diesel a partir de maio, gasta 3,4 l/100 km e tem emissões de 91 g/km de CO2.

De resto, a potência mantém-se idêntica, com 120 CV disponíveis às 4000 rpm, com um binário máximo de 300 Nm às 2000 rpm, sendo de notar que o modelo da Honda está mais veloz na aceleração dos zero aos 100 km/h, referindo agora um valor de 9,8 segundos, ligeiramente menos do que no anterior Civic Diesel.

Quanto a preços, o Civic com o renovado motor 1.6 já se encontra disponível para encomenda, com preços que se iniciam nos 27.300€ para o nível base Comfort, que já conta com jantes de liga leve de 16 polegadas, subindo para os 29.450€ do nível Connect Navi (já com jantes de liga leve de 17″ e navegação incluída, entre outros elementos). Os níveis de topo são o Executive, por 32.330€, este último com sistema de som Premium, suspensão adaptativa e iluminação LED, e o Executive Premium, que acrescenta tejadilho panorâmico e carregador wireless para smartphones por 33.230€.

Contudo, é de notar que a Honda tem em vigor uma campanha de desconto no valor de 4000€ que se divide entre os 2250€ da retoma do veículo antigo e 1750€ do financiamento da marca.

Civic Pro: só para profissionais

Reconhecendo que o setor das frotas profissionais continua a ter grande peso para o sucesso comercial no nosso mercado, a Honda prepara para setembro a chegada de uma edição destinada apenas aos profissionais, denominada Civic 1.6 i-DTEC Pro, que assenta no equipamento Comfort+Connect Navi e que, ainda sem preço definido, ficará abaixo dos 25.000€, relevante por uma questão de escalamento de tributação fiscal para as empresas.

Este preço terá já incluído os custos de logística, o que torna o conjunto ainda apelativo.

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