O Ferrari F40 é um dos desportivos mais importantes da história do automóvel, continuando a ser ainda hoje alvo de cobiça e de sonho por parte de muitos entusiastas. Assim, o seu impacto faz com que ainda hoje exista quem se dedique a modificar alguns dos seus componentes, como é o caso retratado neste vídeo partilhado no Youtube pela conta Gercollector.

O F40 foi o derradeiro dos Ferrari comissionados pelo fundador da marca, Enzo Ferrari, que pretendia ter um F1 para a estrada, recorrendo a um chassis de baixo peso com recurso a materiais usados na competição, como fibra de carbono ou kevlar, e sem quaisquer mordomias, como os puxadores das portas ou revestimentos do habitáculo.

Mas, no caso deste vídeo, a especialidade é a de um escape direto produzido pela Tubi Style (sistema Inconel LM Competitizione) que, no geral, é apenas homologado para utilização fora de estrada (embora não se saiba se o F40 do vídeo tem alguma homologação especial). Este sistema de escape distingue-se pela sonoridade única e pelo seu contributo para uma ainda maior redução de peso, além de contar com uma liga metálica utilizada em aplicações como a aeronáutica.

Como se comporta livre de constrangimentos numa das autoestradas alemãs (as ‘autobahn’)? O vídeo responde…