Ferrari Monza SP1 & SP2: O regresso da simplicidade

27/09/2018

a carregar vídeo
Simplicidade. É isto que falta aos automóveis de hoje. Repletos de tecnologia, segurança, electricidade e designs cada vez mais carregados de arestas, cortes e recortes, os automóveis modernos perderam a sua essência, pelo que é uma lufada de ar fresco contemplar este novo projecto da Ferrari.

Os Ferrari Monza SP1 e SP2 vêm provar que um design limpo e de inspiração retro, mas ao mesmo tempo vanguardista, continua a despertar interesse nos dias que correm. Com claras influências no seu rico passado de automóveis de competição, a Ferrari transpôs para o século XXI a tipologia Barchetta, com os automóveis agora apresentados a fazerem recordar de imediato o Ferrari 750 Monza Scaglietti, o Ferrari 860 Monza, o Ferrari 335 S Spider ou até o Ferrari 500 Mondial, cujo exemplar de André Villas-Boas ainda está a “arrefecer as turbinas” da sua presença no Caramulo Motorfestival.

O Ferrari Monza é proposto em duas variantes distintas, com a denominação SP a remeter para a nomenclatura “Special Project” e os números 1 e 2 a apontar para o número de lugares do automóvel.

Ainda sem especificações técnicas ou mais pormenores divulgados, sabemos que o modelo é baseado no Ferrari 812 Superfast, logo excelentes notícias, uma vez que este recorre a um motor 6.5 litros V12 naturalmente aspirado, mais uma raça em vias de extinção nos tempos que correm.

Nós, petrolheads, gostaríamos que a indústria automóvel lançasse mais projectos assim, que nos fazem ter esperança no futuro do automóvel. Porque para nós, se a tecnologia e a segurança puderem abraçar as sensações de condução e os designs depurados de outrora, seria a combinação perfeita.

Pedro Cegonho