A Ferrari criou mais um modelo único e exclusivo a pedido de um cliente ao abrigo do seu programa ‘One-Off’: o Omologata representa uma visão distinta para o 812 Superfast, do qual deriva, mantendo o bloco V12 em posição dianteira.

Encontrando no programa de criações personalizadas uma importante fonte de receitas, a Ferrari continua a surpreender com propostas únicas para os seus clientes, neste caso para um da Europa, que pediu à marca italiana um desenho “futurista com elementos distintivos reinterpretados com frescura para uma potencial forma intemporal que crie uma impressão duradoura”. A inspiração centrou-se nos modelos do passado, mas também em aspetos de arquitetura moderna e até de ficção científica, embora a Ferrari não precise quais.

Como base, recorreu-se ao 812 Superfast, mudando praticamente todos os elementos da carroçaria, com exceção do para-brisas e dos faróis, que se mantiveram do modelo de Superfast. A pintura escolhida foi um vermelho mais escuro, denominado Rosso Magma, que é adornada por decoração de competição e que reforça um visual mais desportivo e robusto, composta por uma tonalidade nova de vermelho criada propositadamente pela Ferrari.

De forma algo misteriosa, há um número na carroçaria, o ‘7’, cujo significado fica por explicar pela marca de Maranello, mas que pode remeter para uma qualquer simbologia especial para o cliente que encomendou este modelo.

Visualmente, entre as principais diferenças, destaque para a secção dianteira reformulada com novo para-choques, cavas das rodas mais musculadas e duas entradas de ar junto aos faróis, de cada lado do capot, enquanto na traseira, replicando uma característica do passado, o vidro traseiro é substituído por três ‘cortes’ horizontais. Nota também para o difusor de grandes dimensões, pensado para efeitos aerodinâmicos, e para o spoiler traseiro.

No habitáculo, houve igualmente mudanças de relevo, com realce para os bancos em azul com acerto elétrico, com combinação de couro e tecido ‘Jeans Aunde’, com cintos de quatro pontos, contrastando com o resto dos revestimentos em preto e alguns elementos em metal, como o painel de comando entre os dois bancos.

Quanto ao motor, sem confirmação, dever-se-á manter o bloco V12 atmosférico de 6.5 litros com 800 CV de potência e 718 Nm de binário máximo, com tração às rodas traseiras. Também não foi mencionado o custo deste modelo, mas atendendo à exclusividade, deverá ser o dobro do custo de um 812 Superfast de base.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.