Paralelamente às demais versões do Focus, a Ford apresentou também o novo Focus ST, desenvolvido pela Ford Perofrmance, que replica as evoluções estéticas dos outros modelos, mas com um reforço importante na vertente tecnológica de conectividade.

Disponível nas versões de carroçaria hatchback e station, o novo Focus ST apresenta um design exterior arrojado que realça ainda mais o seu carácter, com detalhes como as grelhas dianteiras superiores e inferiores tipo ‘ninho de abelha’, grandes aberturas laterais, saias laterais e apêndices aerodinâmicos otimizados na zona inferior dianteira e na parte traseira do tejadilho. Além de novas jantes de liga leve de 18 polegadas montadas de série, estão disponíveis em opção jantes de 19 polegadas.

No interior, o Focus ST apresenta novos bancos desportivos, desenvolvidos internamente pelos engenheiros da Ford Performance para proporcionar elevados níveis de apoio e conforto, seja em pista ou no dia-a-dia. Os bancos receberam o selo de aprovação da principal organização de saúde da coluna vertebral “Aktion Gesunder Rücken e.V.” (AGR). Os comandos elétricos, com 14 funções de regulação, incluindo quatro posições de ajuste do apoio lombar, permitem aos condutores obter a sua posição favorita ao volante. O conforto dos bancos é reforçado pelo sistema de aquecimento integrado no equipamento de série.

O novo Focus ST conta com o bloco a gasolina 2.3 EcoBoost com 280 CV de potência e 420 Nm de binário, sobrealimentado por um turbocompressor de fluxo duplo (‘twinscroll’) com tecnologia de redução de inércia (‘anti-lag). A caixa manual de seis velocidades de série surge com tecnologia de controlo das rotações, quando conjugada com o Pack X opcional, oferecendo reduções de caixa mais suaves. Está também disponível uma caixa automática de sete velocidades com comando por patilhas.

Outras tecnologias de condução desportiva incluem um diferencial autoblocante eletrónico que melhora o comportamento em curva e a motricidade em aceleração, bem como Controlo Contínuo de Amortecimento (CCD), o qual controla, 500 vezes por segundo, a direção, a travagem, a suspensão e as reações da carroçaria de forma a ajustar a resposta do amortecimento para os melhores padrões de conforto e comportamento em curvas.

As versões ST equipados com melhorado Pack X apresentam faróis Dynamic Pixel LED, jantes de liga leve de 19 polegadas e um modo “Track” adicional, integrado nos Modos de Condução selecionáveis, oferecendo um feedback otimizado da direção assistida elétrica (EPAS), uma resposta mais agressiva do acelerador e uma maior margem de manobra do sistema ESC (controlo de estabilidade).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.