Apostada em acelerar a democratização da mobilidade elétrica também na área profissional, a Ford desvendou o novo E-Tourneo Courier, na Dinamarca, no âmbito do evento ‘Bring On Tomorrow Live’, no qual foram apresentados os próximos passos da marca americana rumo às zero emissões na mobilidade.

Concebido para a aventura e pronto para todo o serviço, o E-Tourneo Courier é um veículo multiatividades de cinco lugares e design de inspiração SUV, surgindo neste caso com um motor 100% elétrico, complementado por uma extensa gama de experiências digitais e recursos conectados para tornar mais atraente e acessível a experiência de propriedade de um VE, com convenientes atualizações over-the-air para melhorar o produto ao longo do tempo.

O E-Tourneo Courier foi desenvolvido de raiz para proporcionar espaço e funcionalidade num formato acessível e compacto. As projeções curtas e as linhas direitas e simples reforçam a largura e a robustez do visual do exterior, enquanto a extremidade dianteira, exclusiva da versão elétrica, apresenta uma barra de luzes de aspeto futurista, a toda a largura, e uma grelha cromada em forma de diamante com a assinatura Ford.

A bordo, a marca procurou sobretudo oferecer uma experiência confortável e acolhedora, com espaço e funcionalidade, garantindo lotação para cinco e banco traseiro com rebatimento assimétrico (60-40) e mais de 44% de espaço na bagageira face à anterior geração Tourneo Courier. Os ocupantes beneficiam, também, de melhor espaço ao nível dos ombros e cabeça, bem como de uma gama de convenientes opções de arrumação, incluindo uma consola central configurável, um compartimento de arrumação oculto e uma bagageira dianteira com 44 litros de capacidade.

Ao nível tecnológico, este Ford conta com painel de instrumentos totalmente digital e o sistema de infoentretenimento SYNC 4 controlado a partir do grande ecrã central tátil de 12 polegadas, no qual é possível também contar com a integração wireless dos sistemas operativos Android Auto e Apple CarPlay, além de base para carregamento de telemóvel. As atualizações over-the-air melhoram a funcionalidade ao longo do tempo sem necessidade de recorrer a um concessionário.

O E-Tourneo Courier está disponível com uma gama diferenciada de versões, incluindo a requintada versão Active com cor de tejadilho de contraste, abas dos guarda-lamas, barras de tejadilho e bancos revestidos a tecidos exclusivos.

Nova experiência 100% elétrica

As deslocações 100% elétricas, suaves e refinadas, são possíveis graças ao motor elétrico de 100 kW (136 CV) integrado no E-Tourneo Courier, com possibilidade de condução por via de sistema ‘One-Pedal’, ou seja com o acelerador a servir na maior parte do tempo como único método de condução.

O veículo oferece opções de carregamento de 11 kW AC e 100 kW DC, com gestão do carregamento simplificada através da solução integral de carregamento doméstico da Ford, além de acesso pela app para programação do horário de carregamento para tirar partido de tarifas de energia mais baixas, quando disponíveis. De acordo com a Ford, um carregamento noturno em AC, de 10 a 100% da capacidade, demora entre cinco e sete horas.

O E-Tourneo Courier terá uma capacidade de reboque de até 700 kg, podendo assim transportar uma embarcação de recreio ou um pequeno atrelado.

O software da Ford e a BlueOval Charge Network – uma das maiores infraestruturas na Europa, com previsão para incluir 500.000 carregadores até 2024 – facilitam igualmente o carregamento público. Num carregador rápido do tipo DC, os clientes podem adicionar 87 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos, e carregar de 10 a 80% em menos de 35 minutos sempre que necessitarem de um carregamento rápido fora de casa.

Nota ainda para a existência de uma gama completa de avançados sistemas de assistência ao condutor, bem como modos de condução ‘Normal’, ‘Eco’ e ‘Slippery’.

A produção do E-Tourneo Courier em Craiova, na Roménia, irá arrancar no segundo semestre de 2024, juntamente com o crossover Puma, o modelo de passageiros Ford mais vendido na Europa, para o qual está prevista uma variante elétrica até 2024.

O E-Tourneo Courier é um dos dez veículos 100% elétricos que a Ford se comprometeu a disponibilizar na Europa até 2024, uma vez que tem como objetivo de alcançar, até 2035, emissões zero em todos os veículos novos à venda na região. Até 2026, a companhia vai investir 50 mil milhões de dólares a nível mundial para atingir a meta de mais de dois milhões de veículos 100% elétricos até ao final desse ano.

Porém, vale a pena referir que a versão elétrica não será a única disponível para o Tourneo Courier. Uma versão equipada com motor 1.0 EcoBoost a gasolina de 125 CV poderá ser encomendada já neste verão, com as primeiras entregas previstas para o último trimestre deste ano. Poderá dispor de caixas manual de seis velocidades ou automática de sete e dupla embraiagem.

Os clientes poderão escolher entre diferentes níveis de equipamento, como o Active, Titanium ou Trend (dependendo do mercado), com elementos de série como o sistema de infoentretenimento SYNC 4 com ecrã tátil de 8 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fios e modem incorporado para conexão à aplicação FordPass e realizar atualizações remotas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.