O Fiesta, modelo mais vendido da Ford na Europa, passa a estar disponível com uma variante eletrificada pela primeira vez, recorrendo a um sistema ‘mild hybrid’ de 48 volts que melhora a eficiência desse utilitário popular.

A gama de motorizações EcoBoost Hybrid passa a estar disponível também no Fiesta, que adota igualmente algumas novas tecnologias como o cruise control adaptativo com função Stop & Go e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.

A Ford pretende introduzir uma versão eletrificada para cada um dos seus veículos de passageiros na Europa e aumentar assim a sua gama para um total de 18 no final de 2021. Mas, também há novidades no capítulo das motorizações convencionais, graças à evolução do motor a gasolina EcoBoost.

No caso do híbrido simples, tecnologia que apareceu pela primeira vez no Puma no final de 2019, está disponível em duas potências – 125 CV e 155 CV –, tirando partido de um motor de arranque/gerador por correia (BISG) no lugar do alternador convencional, o que lhe permite recuperar energia cinética decorrente das desacecelerações e acumulá-la numa pequena bateria de iões de lítio de 48 volts com arrefecimento a ar.

O BISG também atua como motor, auxiliando o motor de combustão com binário adicional (24 Nm) durante fases intensas de aceleração, alimentando também os sistemas adicionais elétricos. Com essa ajuda ao motor térmico, a Ford admite uma redução nas emissões e consumos, com valores de 109 g/km de CO2 e 4,5 l/100 km, respetivamente no caso do motor de 125 CV. No caso do motor com 155 CV, o binário máximo é de 240 Nm, com 50% mais de binário a baixos regimes.

O sistema de hibridação da Ford também permitiu baixar a taxa de compressão do motor de combustão e adicionar um turbocompressor de maiores dimensões, já que o turbo-lag é compensado pelo sistema de fornecimento de binário elétrico em baixas rotações.

O sistema permite ainda que o sistema Auto Start-Stop funcione numa amplitude de situações ainda maior, desligando o motor, por exemplo, quando se aproxima de um sinal de stop ou de um semáforo.

Os motores convencionais de 95 CV e de 125 CV utilizam as mesmas evoluções do motor de 1.0 litro EcoBoost, que é uma unidade de três cilindros reconhecida pelas suas performances e elasticidade, incluindo a desativação de um dos cilindros quando o motor não está em carga – ou seja, quando não há aceleração. A ação de desativação ou reativação do cilindro ocorre em meros 14 milissegundos.

O motor 1.0 de 125 CV pode também agora ser associado a uma caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem. A marca recorda ainda que os utilizadores mais intensivos, sobretudo nas frotas, podem dispor de um motor 1.5 TDCI turbodiesel de 85 CV.

Por fim, o Fiesta passa a ter também maiores funcionalidades de conectividade, com um modem integrado FordPass Connect que permite utilizar, por exemplo, uma aplicação para smartphone.

Fiesta Potência (CV) Emissões CO2 desde (g/km WLTP) Consumo desde (l/100 km WLTP)
1.0 EcoBoost CM6 95 114 5,0
1.0 EcoBoost CM6 125 114 5,0
1.0 EcoBoost Auto 125 127 5,6
1.0 EcoBoost Hybrid CM6 125 112 5,0
1.0 EcoBoost Hybrid CM6 155 114 5,0
1.5 TDCi CM6 85 114 4,3

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