A gama de motorizações EcoBoost Hybrid passa a estar disponível também no Fiesta, que adota igualmente algumas novas tecnologias como o cruise control adaptativo com função Stop & Go e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.
A Ford pretende introduzir uma versão eletrificada para cada um dos seus veículos de passageiros na Europa e aumentar assim a sua gama para um total de 18 no final de 2021. Mas, também há novidades no capítulo das motorizações convencionais, graças à evolução do motor a gasolina EcoBoost.
No caso do híbrido simples, tecnologia que apareceu pela primeira vez no Puma no final de 2019, está disponível em duas potências – 125 CV e 155 CV –, tirando partido de um motor de arranque/gerador por correia (BISG) no lugar do alternador convencional, o que lhe permite recuperar energia cinética decorrente das desacecelerações e acumulá-la numa pequena bateria de iões de lítio de 48 volts com arrefecimento a ar.
O BISG também atua como motor, auxiliando o motor de combustão com binário adicional (24 Nm) durante fases intensas de aceleração, alimentando também os sistemas adicionais elétricos. Com essa ajuda ao motor térmico, a Ford admite uma redução nas emissões e consumos, com valores de 109 g/km de CO2 e 4,5 l/100 km, respetivamente no caso do motor de 125 CV. No caso do motor com 155 CV, o binário máximo é de 240 Nm, com 50% mais de binário a baixos regimes.
O sistema de hibridação da Ford também permitiu baixar a taxa de compressão do motor de combustão e adicionar um turbocompressor de maiores dimensões, já que o turbo-lag é compensado pelo sistema de fornecimento de binário elétrico em baixas rotações.O sistema permite ainda que o sistema Auto Start-Stop funcione numa amplitude de situações ainda maior, desligando o motor, por exemplo, quando se aproxima de um sinal de stop ou de um semáforo.
Os motores convencionais de 95 CV e de 125 CV utilizam as mesmas evoluções do motor de 1.0 litro EcoBoost, que é uma unidade de três cilindros reconhecida pelas suas performances e elasticidade, incluindo a desativação de um dos cilindros quando o motor não está em carga – ou seja, quando não há aceleração. A ação de desativação ou reativação do cilindro ocorre em meros 14 milissegundos.
O motor 1.0 de 125 CV pode também agora ser associado a uma caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem. A marca recorda ainda que os utilizadores mais intensivos, sobretudo nas frotas, podem dispor de um motor 1.5 TDCI turbodiesel de 85 CV.
Por fim, o Fiesta passa a ter também maiores funcionalidades de conectividade, com um modem integrado FordPass Connect que permite utilizar, por exemplo, uma aplicação para smartphone.
Fiesta | Potência (CV) | Emissões CO2 desde (g/km WLTP) | Consumo desde (l/100 km WLTP) |
1.0 EcoBoost CM6 | 95 | 114 | 5,0 |
1.0 EcoBoost CM6 | 125 | 114 | 5,0 |
1.0 EcoBoost Auto | 125 | 127 | 5,6 |
1.0 EcoBoost Hybrid CM6 | 125 | 112 | 5,0 |
1.0 EcoBoost Hybrid CM6 | 155 | 114 | 5,0 |
1.5 TDCi CM6 | 85 | 114 | 4,3 |
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.