A Ford Performance criou uma edição especial de homenagem ao seu passado na competição com o foco no superdesportivo GT, destacando agora o seu sucesso nas 24 Horas de Daytona de 1966, que abriu caminho à marca americana para desafiar a hegemonia da Ferrari na Europa.

Em foco está a edição especial Ford GT Heritage Edition, que tem como inspiração o modelo que venceu as 24 Horas de Daytona de 1966. Os pilotos Ken Miles e Lloyd Ruby venceram a prova que foi completamente dominada pela marca americana, ficando com as três posições do pódio e com um quinto posto, dando o pontapé de saída para uma temporada épica para o GT40 MK II. A Heritage Edition é a primeira a contar com uma decoração de corrida sem que seja a das 24 Horas de Le Mans.

Inspirado pelo exterior branco, preto e vermelho do GT40 MK II, o Ford GT de 2021 surge num branco ‘Frozen White’ com fibra de carbono exposta no capot para maior contraste. Apontamentos vermelhos assimétricos na dianteira, tejadilho, porta do condutor e na parte inferior da asa traseira completam o visual de homenagem ao carro vencedor das 24 Horas de Daytona de 1966. Noutro detalhe muito especial, os gráficos com o número ‘98’ estão feitos em carbono exposto. Já as jantes de 20 polegadas em alumínio forjado estão pintadas em dourado com maxilas de travões Brembo encarnadas.

No habitáculo, revestimentos em Alcantara preta para o painel de instrumentos, forro do tejadilho e aro do volante conferem um toque mais desportivo, reforçado ainda pelas patilhas da caixa atrás do volante em vermelho anodizado e para a Alcantara também em vermelho nos bancos. Para os mais exigentes, um pacote opcional Heritage Upgrade Package incluem jantes de 20 polegadas em fibra de carbono com um apontamento a vermelho no interior, entre outros detalhes. Também no interior há referência ao número ‘98’, o mesmo do carro vencedor de Daytona.

“Para esta Heritage Edition, a Ford Performance foi mais fundo na história de competição do Ford GT e concebeu um modelo de edição limitada que honra estilisticamente o 55º aniversário nas 24 Horas de Daytona que eventualmente daria origem aos nossos sucessos em Le Mans”, afirmou Mike Severson, gestor de produto do Ford GT, que recordou ainda a importância desse triunfo.

“Miles e Ruby lideraram quase todas as voltas da corrida de 24 horas e dominaram a competição por 30 milhas. A vitória foi a primeira vez que alguém ameaçou o domínio da Ferrari na competição de protóripos e representou um ponto de viragem no programa de competição do Ford GT”, completou.

Além dessa edição especial, de forma algo mais simples, a Ford Performance criou ainda uma série de gráficos com cores personalizáveis que podem dar ao superdesportivo um toque mais pessoal. Este conjunto de gráficos foi criado em conjunto com a Multimatic, que ajuda na produção do Ford GT.

Apenas 40 exemplares irão receber este pack Studio Collection para os anos 2021 e 2022, ano em que a produção deste modelo chegará ao final.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.